Jae Lee & June Chung

Foto: Acervo BrazilKorea

A Comic Con Experience 2016 (CCXP 2016) aconteceu no Expo São Paulo, entre os dias 1 e 4 de dezembro. Entre as várias atrações do evento, estavam os artistas coreanos Jae Lee e June Chung.

A vinda do casal havia sido anunciada para a edição de 2015 e conseguimos uma entrevista, via email com Jae Lee antes da data do evento. Porém, devido à uma incompatibilidade de agenda, eles tiveram de cancelar sua presença na CCXP 2015.

Para a edição de 2016 da CCXP, a empresa LIMITED EDITION* financiou a vinda dos dois artistas. Eles estiveram presentes nos 4 dias da CCXP 2016 em sua mesa no Artists Alley**, onde estavam vendendo prints, artes comissionadas, dando autógrafos e conversando com seus fãs.

Segundo a programação oficial da CCXP 2016, no sábado haveria um painel intitulado “Spotlight Jae Lee”. Porém, devido há um problema de comunicação, o local onde seria realizado o painel estava sendo utilizado para outra atividade. Enquanto esperávamos um posicionamento da organização sobre a realização, ou não, do painel, conversamos com o quadrinista ali mesmo, nos corredores do evento, dando foco sobre seu trabalho com a HQ de Torre Negra.

Primeira Entrevista

BrazilKorea: É a sua primeira vez no Brasil, né?

Jae Lee: Isso.

BrazilKorea: E o que está achando da ComicCon Experience?

Jae Lee: É incrível. Eu não estava esperando nada tão grande assim.

BrazilKorea: As pessoas, os fãs, são bem amigáveis, e te adoram. Então, como é a sua relação com eles? Consegue conversar com eles?

Jae Lee: Sabe, é tão barulhento. Eles deixam a música tão alta que é difícil de ouvir qualquer um. Mesmo que eu conseguisse entender português, teríamos que usar gestos. Então o pessoal faz assim, e assim… e é suficiente. Tem alguns tradutores aqui, o que vale a pena.

BrazilKorea: Você fez a Torre Negra. Você conversou com o Stephen King pra fazer os desenhos? Como foi o desenvolvimento da história?

Jae Lee: Isso. Eu tive sorte. A Marvel me chamou pra desenhar os livros, o Stephen King gostou do meu trabalho, e eu acabei entrando.

BrazilKorea: Você conhecia a Torre Negra?

Jae Lee: Bom, quando eu consegui o trabalho, tive que ler todos os livros.

BrazilKorea: E você gostou?

Jae Lee: Adorei, adorei.

BrazilKorea: Qual o seu personagem favorito da história?

Jae Lee: Provavelmente o meu personagem favorito é o Oi, porque eu adoro cachorros. É, ele é meu personagem favorito.

BrazilKorea: E nos desenhos? Qual seu personagem favorito pra desenhar?

Jae Lee: Originalmente, quando eu li o roteiro, Rhea não aparecia, mas eu pedi pra que ela aparecesse. Então eles retrabalharam o roteiro pra que ela fizesse parte. Eu gosto de desenhar coisas feias, e ela se encaixa muito nisso.

BrazilKorea: Ela é boa pra isso. Não é só você nesse trabalho, tem mais desenhistas e escritores. Como era sua relação com todos…

Jae Lee: Desculpa? (ele não entendeu a pergunta)

BrazilKorea: Não era só você desenhando a Torre Negra…

Jae Lee: Ah, você fala dos desenhos? Eu trabalhei com o meu colorista. Eu fazia a lineart e ele fazia as cores.

BrazilKorea: E você decidia as cores, ou só deixava pra ele?

Jae Lee: Não, as cores são a parte dele. Ele que decide quais usar.

BrazilKorea: Você desenhou só o primeiro, o segundo e o terceiro?

Jae Lee: O primeiro, o segundo, o terceiro e o quinto.

BrazilKorea: E por que o quarto não?

Jae Lee: Porque fiquei sem tempo.

BrazilKorea: OK. Bom, é isso, muito obrigada por ter vindo. Você é incrível e tem muitos fãs aqui. Obrigada.

Jae Lee: Obrigado.

Tradução da entrevista escrita: Gabriel Morganti Contini (Convidado), Lia Kesselring (Editora BrazilKorea)

CCXP Jae Lee Painel 2016

Enquanto conversávamos com ele, um grupo de fãs já o esperavam por ali e alguns inclusive participaram da conversa. Quando fomos oficialmente informados do cancelamento do painel, ele convidou a todos que o esperavam para ir até a sua mesa, onde poderíamos conversar. Mas antes tiramos uma foto para registrar o momento.

Da direita para a esquerda: Arthur Michelini, Eduardo Michelini, Gabriel Rodrigues (Lex), Jae Lee, Rafaela Braga, Juliano Sousa, (Infelizmente não sabemos o nome da pessoa)

Foto: Acervo Pessoal – Eduardo Michelini

Ao chegar em sua mesa, Lee deu a cada um dos presente um print, com autografo, dedicatória e a indicação “CCXP Jae Lee Painel 2016”, conforme imagem abaixo.

Foto: Acervo pessoal – Rafaela Braga

Ao ser interpelado por um dos membros da equipe do evento, Jae Lee orgulhosamente apontou para as pessoas ali reunidas e disse que estávamos fazendo nosso próprio painel. Com a ajuda da interprete/tradutora Giovanna Montagneu Vilela. Confira abaixo uma parte dessa entrevista que nós, fãs, fizemos com ele.

June Chung

Conversamos rapidamente com a June. Inicialmente ela aceitou fazer uma entrevista gravada, mas devido a sua extrema timidez, preferimos respeitá-la e marcamos uma entrevista via e-mail. As perguntas já foram enviadas e só estamos esperando que ela tenha tempo para responder. Então continuem ligados no BrazilKorea! Aguardem!

Agradecimentos

O BrazilKorea novamente agradece a organização da CCXP pela oportunidade de participar do evento. A equipe que trabalhou junto ao Jae Lee e a June Chung, que foram sempre simpáticos e solícitos. Também agradecemos aos fãs do Jae Lee, em especial: Arthur Michelini, Eduardo Michelini, Gabriel Rodrigues (Lex) e Juliano Sousa, e ao fã da Torre Negra, Gabriel Morganti Contini, que ajudou com a tradução da entrevista inicial.

_______________

* A LIMITED EDITION vai muito além de somente uma loja de artigos colecionáveis. Ela conta com um acervo diferenciado de produtos e realiza diversos eventos que fomentam o mercado do colecionismo.

** Espaço em que quadrinistas independentes podiam apresentar seus mais novos trabalhos. Onde, também, artistas conhecidos do grande publico, que atuam nas grandes editoras, possam interagir com seu público. Há venda prints, sketchbooks, artes originais, quadrinhos e outros materiais.

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.