IV Concurso de Ensaios de Literatura Coreana

IV Concurso de Ensaios de Literatura Coreana – Imagem/Facebook

 

O IV Concurso de Ensaios de Literatura Coreana escolhe a obra “Chiclete”, de Kim Ki Taek, para o certame. Os melhores trabalhos serão premiados em dinheiro. Confira mais sobre o concurso:

O IV Concurso de Ensaios de Literatura Coreana irá premiar os melhores trabalhos redigidos em português sobre a obra “Chiclete”. O participante poderá optar entre redigir um ensaio ou resenha sobre a obra do poeta Kim Ki Taek.

Kim Ki Taek nasceu em 1957 na província de Gyeonggi, Coreia do Sul. Iniciou sua carreira como poeta  em 1989, ao ser premiado em um concurso de poesia difundido pelo Diário Hanguk. Kim Ki Taek publicou vários poemas, aos quais ganharam reconhecimento do público, bem como conquistou os prêmios literários mais notórios do país. O poeta, também, traduziu diversas obras da literatura infantil estrangeira.

Em relação a sua escrita, a poesia de Kim Ki Taek lida com as singularidades do cotidiano que são muitas vezes desapercebidas. Seus trabalhos apresentam uma retórica racionalizada e minuciosas descrições.

“Chiclete” é o quinto livro de poesias de Kim Ki Taek, momento em que finalmente passou a se dedicar às letras. A obra contém 56 poemas e o título traz uma pequena revelação quanto ao seu conteúdo. Kim Ki Taek transmite em seus poemas a real face do homem em seu tempo, sob um misto de metáforas e peculiares descrições.

CONCURSO

O IV Concurso de Ensaios de Literatura Coreana é promovido pelo Grupo de Estudos Coreanos da USP, com apoio da Literature Translation Institute of Korea (LTI Korea). Os prêmios estão divididos em: 1º lugar (2.000 reais), 2º lugar (1.500 reais) e 3º lugar (1.000 reais).

A data limite para a entrega dos trabalhos finais sucede no dia 30 de novembro. Além disso, os trabalhos não podem ultrapassar a 2.000 palavras. No dia 08 de dezembro será realizado a premiação com o debate e coquetel de lançamento. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição e o arquivo com os poemas até o dia 20 de novembro. O contato com a organização se dá direto pelo e-mail: [email protected]. O local e demais detalhes do evento ainda não foram divulgados.

 

Fontes: Grupo de Estudos Coreanos – USP/FacebookDigital Library of Korean Literature

avatar
About Virgine Borges de Castilho

Historiadora (UEG), especialista em Mídias na Educação (UFPel), atua na área da educação. Estuda coreano (Unisinos), gosta de assistir Kdramas, Kmovies e ler livros da literatura coreana. Áreas de maior interesse: produtos culturais da hallyu, hallyu no Brasil e América Latina, Kmovie e suas representatividades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.