ingredientes

IMAGEM: queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br

Já falamos aqui no BrazilKorea de diversas receitas coreanas mas ainda não explicamos sobre os principais ingredientes e temperos coreanos. E é muito provável que você tenha dificuldade em encontrar os ingredientes na sua cidade. Então, conheça mais sobre os principais ingredientes e onde podemos encontrá-los.

Se você acompanha os posts sobre culinária coreana já deve ter percebido que frequentemente falamos de certos temperos e ingredientes coreanos, que são fundamentais para o preparo dos pratos, correto? Por isso nesse post vou falar um pouco sobre os ingredientes coreanos que não podem faltar na sua cozinha para quem é viciado em comida coreana.

Creio que entre os ingredientes mais importante é a pimenta coreana, que pode vir tanto em flocos, o gochugaru (고춧가루)), como em pasta fermentada, o gochujang (고추장). Esses são essenciais nas principais receitas apimentadas. Agora, você também precisa quase sempre do molho de soja (간장) ou mais conhecido por nós como molho shoyo. É ele que tempera com sal a maioria das comidas, pois, a maioria delas não leva sal diretamente, sendo o sabor salgado derivado dos temperos prontos ou de outros ingredientes adicionados durante o preparo.

Além disso, não podemos deixar de falar do kimchi, claro! Um ingrediente indispensável para quem sempre faz comida coreana, pois pode ser tanto ingrediente de certos pratos como também prato de acompanhamento. E para preparar o kimchi você precisa ter o gochugaru e o molho de anchovas (멸치 액젓), que, não é essencial mas faz uma certa diferença no sabor.

Outros ingredientes  importantes são: o doenjang (된장), a pasta fermentada de soja,  que é normalmente utilizada nas sopas; o óleo de gergelim queimado (참기름); e a alga (김), utilizada tanto como folha ou picada, em diversos pratos. O restante dos ingredientes normalmente são comuns aos nossos, como alho, gengibre, gergelim, ou então são facilmente substituíveis por equivalente, como é o caso do mirin, que pode ser substituido por água com açúcar.

Os ingredientes citados acima são essenciais na culinária coreana, mas então como encontrá-los se a maioria das pessoas não mora em São Paulo para poder ir ao Bom Retiro para comprar? Bom, você pode procurar lojas especializadas em culinária asiática ou culinária japonesa na sua cidade, onde normalmente é possível encontrar boa parte desses ingredientes. Mas caso sua cidade não tenha lojas como essas, você também pode comprar pela internet. Existem sites brasileiros para compra de ingredientes asiáticos, como este aqui, ou você também pode comprar pelo ebay, onde também é possível encomendar alguns temperos ou iguarias coreanas (e às vezes é possivel encontrar frete grátis).

É claro que existem muitos outros ingredientes, alguns deles bem específicos para certas receitas, como vamos ver em receitas postadas futuramente. Mas essa lista de ingredientes é realmente bem básica, mas fundamental para quem quer cozinhar as principais comidas coreanas.

Para receitas coreanas, acompanhe o BrazilKorea ou acesse o site.

Fontes: asiashop e ebay

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.