brazilkorea- incheon capital mundial do livro - world book capital

Imagem: http://worldbookcapital2015.incheon.go.kr/

Incheon é a 15ª Capital Mundial do Livro ( World Book Capital) pela UNESCO.

No dia 23 de abril de 2015, a cidade de Incheon – Coreia do Sul, tomou posse do título de Capital Mundial do Livro (World Book Capital) na cerimonia de abertura que ocorreu no Centro de Convenções Songdo Convensia (송도컨벤시아).

Em julho de 2013, a UNESCO escolheu Incheon como a Capital Mundial do Livro de 2015. A cidade é um importante porto da Coreia do Sul, está situada na costa ocidental do país, a 27km da capital Seul, além de sediar um dos maiores aeroportos do mundo, é reconhecida pela qualidade de sua cerâmica tradicional e pelo pitoresco bairro chines. Em relação ao título capital do livro é a 15ª do mundo, 3ª da Ásia e 1ª da Coreia do Sul.

A cidade tem a missão de promover eventos relacionados a leitura durante o ano, com o slogan “Leia e Se Descubra” (Read and Discover Yourself). Incheon sediará, também, o World Education Fórum (WEF) em maio de 2015. Incheon possuirá o título até o dia 22 de abril de 2016.

Capital Mundial do Livro (World Book Capital) é um título criado pela UNESCO que é dado a uma cidade que se destaca por manter programas para promover a difusão do livroincentivar a leitura e a industria editorial.  Este título foi criado em 1996 e foi  usado pela primeira vez  em Madri – Espanha, em 2001. A cidade que é escolhida como capital possui o título por 1 ano, desde o dia 23 de abril (Dia Internacional do Livro) até 22 de abril do ano seguinte, e deve promover eventos relacionados a leitura dentro da visão da UNESCO “Livros para Todos”(Books For All).

As cidades que já obtiveram o título foram: Madri (Espanha, 2001), Alexandria (Egito, 2002), Nova Deli (Índia, 2003), Antuérpia (Bélgica, 2004), Montreal (Canadá, 2005), Turim (Itália, 2006), Bogotá (Colômbia, 2007), Amsterdã (Holanda, 2008), Beirute (Líbano,2009), Liubliana (Eslovênia, 2010), Buenos Aires (Argentina, 2011), Erevan (Armênia, 2012), Bangkok (Tailândia, 2013), Port Harcourt (Nigéria, 2014), Incheon ( Coreia do Sul).

Fontes: Incheon World Book Capital, KOREA.net, Yonhap News, Wikipedia

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

One Response to Incheon é a Capital Mundial do Livro ( World Book Capital) de 2015
  1. avatar

    […] proporcionando uma vista panorâmica. Em dias claros, os visitantes poderão ver até Songdo, Incheon e o Mar […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.