Hongdo

Imagem: wikimedia.org

A ilha Hongdo, localizada ao sudoeste do porto Makpo, é considerada um Monumento Natural da Coreia do Sul. Sendo possível visitá-la através de seu computador ou smartphone.

A ilha foi nomeada Hongdo, que significa “ilha vermelha”, devido à coloração vermelha encontrada em muitos dos afloramentos rochosos e abriga cerca de 270 variedades de plantas perenes e 170 espécies de animais. Com 6,4 km² de extensão, é composta por 20 ilhas e abriga uma população média de 710 pessoas. 

Desejando preservar o estado natural da ilha, o governo coreano a declarou como Reserva Natural em 1965 e, em 1981, tornou-se parte do Parque Nacional Marinho Dodahae. Por ser considerada um Monumento Natural, ninguém está autorizado a visitar outras partes da ilha que não sejam as aldeias e as zonas turísticas designadas. Nas zonas turísticas é oferecido um curso de Trilha, cuja extensão é de 115km, com um percurso que dura 2h30min.

Em 28 de março, a Korea National Park Service revelou sua nova plataforma de realidade virtual que abrange a totalidade do ecossistema marinho em torno Hongdo Island. O serviço oferece uma vista de 360 graus e de alta qualidade da ilha, desde o céu até as profundezas, no assoalho oceânico,  possibilitando assim que interessados possam “visitar” e conhecer as regiões antes inacessíveis ao público.

Além dos passeios de realidade virtual, o site de Hongdo possui ainda uma variedade de outros recursos, tais como: modelos interativos em 3D de espécies ameaçadas de extinção, vídeos do trabalho de campo da biologia marinha, mapas ecológicos dos organismos que vivem em torno da ilha Hongdo e das zonas úmidas costeiras próximas, e outras informações relacionadas à ecologia do Parque Nacional Hallyeohaesang.

O conteúdo pode ser acessado via computador ou smartphone, pelo site Ecossistema Marino do Parque Nacional Ilha Hongdo (em coreano). Confira um pouco do incrível visual da ilha no vídeo do canal K-Heritage:

E a matéria, realizada pela TV Arirang, sobre o Tour Virtual:

Fonte: Korea.net, Visit Korea, Wikipedia,

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: