Hwang Byung Ki

Imagem: http://www.bkhwang.com/

Hwang Byung Ki, principal instrumentista coreano de Gayageum, e um dos musicistas de maior respeito do Sanjo (estilo de música tradicional coreana) deixa legado e inspira novas gerações.

Musicista que provou se reinventar e trazer a música tradicional coreana para o circuito moderno, Hwang Byung Ki, foi o primeiro a compor canções no Gayageum utilizando a notação ocidental. Antes dele, não havia a prática de registro para composições no instrumento, tendo em vista que elas não eram consideradas como uma “propriedade”.

Sua história com o Gayageum iniciou em 1950, período em que o país lutava para resgatar e preservar elementos culturais, frente os efeitos da colonização japonesa.  E é sob este cenário que Hwang Byung Ki, estabelece esforços para apreender todo conhecimento possível e se conectar com músicos da Corte Real, a fim de resguardar sua essência, bem como da música folclórica coreana.

Em 1951 entra para o National Center for Korean Traditional Performing Arts e permanece estudando música tradicional até se graduar no curso de Direito pela Seoul National University. Neste ínterim, é premiado em diversas competições como a National Traditional Music Competition e o National Music Prize.

Em 1962, passa a compor concertos e trilhas sonoras para filmes, além de realizar turnês nacionais e internacionais, levando a música tradicional coreana e o Gayageum ao conhecimento do público. Em 1965, atuou como professor conferencista na Universidade de Washington, e anos depois passou a atuar na Ewha Womans University, onde mais a frente foi titulado como professor emérito. 

Hwang Byung Ki também atuou como professor visitante de Música Coreana na Universidade de Harvard e em 1990 atuou como importante nome, liderando um grupo de músicos sul coreanos no Festival de Música pela Unificação em Pyeonyang, na Coreia do Norte. Sendo premiado como Artista Performático do Ano pela Associação de Críticos Coreanos. 

Mestre espirituoso de 82 anos, membro da Academia Nacional de Artes, compromissado e aberto as possibilidades de se recriar e realizar colaborações com artistas contemporâneos, Hwang Byung Ki faleceu de pneumonia na última quarta-feira. Deixou inúmeros trabalhos, cinco álbuns e um legado para as novas gerações de aprendizes e para o público coreano.

Fontes: BK Hwang, Elsewhere e Wikipedia

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *