Gudak

Imagem: https://www.instagram.com/blackpinkofficial/

Gudak é o exemplo de como novas tecnologias fotográficas vem sendo desenvolvidas, mesclando referências analógicas a digitais.

Desenvolvido pela startup coreana Screw Bar, o Gudak é um aplicativo que transforma a câmera do celular em uma câmera analógica Kodak. O rolo de filme, dispõe de uma seleção enxuta de filtros e 24 shots,  onde, após utilizá-los, o usuário deve esperar cerca de uma hora para que o filme seja recarregado com novos cliques e ainda três dias para que as fotos sejam reveladas. 

O termo que originou o nome do app é o Gudakdali, uma antiga expressão utilizada para se remeter a algo “desatualizado”. Numa era em que a instantaneidade e o imediatismo são frequentes, o Gudak uniu o conceito da estética da espera e o formato de fotos impressas à vontade de cada momento pudesse ser registrados e lembrados por muito tempo. 

Os cientistas dizem que é preciso três dias para esquecer uma lembrança. Mas se você lembrar-se daquele tempo depois de três dias, essa mesma memória ficará gravada em sua memória de longo prazo, um momento que ficará com você eternamente.
As fotos costumavam ser uma lembrança de memórias, algo que cintilava memórias esquecidas para relembrar. Atualmente, as fotos simplesmente se tornaram uma lista de “pixels e dados” para escolher, e, ao longo de alguns dias, as imagens e as memórias diminuem.
Esperamos que toda e cada foto tirada com o Gudak traga de volta momentos esquecidos e se torne uma memória que será sua para sempre. – Screw Bar Team

Na Coreia, o aplicativo cativou sucesso com pouco menos de um mês do seu lançamento no mercado. Entre os idols coreanos não foi diferente, quem acessa a conta de artistas como a atriz e modelo Lee Hoo Jong, o rapper Junoflo, as garotas do BlackPink e do Twice, pode encontrar cliques feitos com o app Gudak. 

Apesar de hoje, o Gudak estar disponível apenas para iOS. A expectativa entre o público, é que a versão para a Android também seja lançada.

Fonte: Screw BariTunes, The Verge

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *