modern table

Imagem: Divulgação

O grupo de dança coreano Modern Table apresenta o espetáculo “Darkness Poomba” em Curitiba no dia 5/12 e São Paulo no dia 10/12. Haverá tambem nestas cidades um workshop.

Modern Table é um grupo de dança contemporânea, que tem como característica desenvolver projetos que misturem diversos estilos, tais como musical, pansori, rock e hip-hop. Tendo como líder o coreógrafo Jae Duk Kim. O grupo mostra grande sensibilidade através de técnicas acadêmicas e criando uma imagem própria, ao tratar de temas coreanos tradicionais fazendo uso de uma linguagem contemporânea. Suas apresentações representativas são: ‘Darkness Poomba’, ‘Jokers Blues‘, ‘Shimcheong guys‘, ‘Awake‘, ‘Clarker‘, ‘Kick‘, ‘Sinawi‘, ‘Hey Men‘, ‘Sinawi Sanjo, ‘Earthquake‘, ‘Laugh‘, entre outros.

Darkness Poomba é a obra mais conhecida de Jae Duk Kim, produzida quando este tinha 24 anos de idade, e que em 2016 completará 10 anos. Durante todos esses anos, a obra tem passado por experimentos e evoluções.

O Pansori (gênero coreano de conto musical tradicional) que aparece ao longo de Darkness Poomba, é o  Jeokbyeokga (um dos 5 pansori remanescentes) e é o conto principal nesta obra. . A vocação musical dos 3 cantores de pansori que atuaram em Darkness Poomba até hoje é diferente, e cada qual apresentou a sua própria versão de Jeokbyeokga. Houveram cantores no Modern Table com timbres mais graves, outros mais agudos.

Há tambem a inclusão de canções compostas pelo próprio autor e coreógrafo Jae Duk Kim, entre estas ‘Chaja’, entoada pessoalmente por Kim, e outra canção que começa com ‘Yetanhwanchu’, na segunda parte da obra. ‘Chaja’ relata algo que se busca, mas que não se acha; a sua melodia assemelha-se ao canto triste. Por outro lado, ‘Yetanhwanchu’ é composto por balbuciações, sem significado algum. Jae Duk Kim já usava isso em sua obra ‘Chinawi’ e soava como uma língua ocidental; contudo em ‘Yetanhwanchu’ soa como a língua coreana, pois nesta obra ponderou-se a característica da pronúncia. Por meio de balbuciação, a letra tornou-se ritmo e o idioma transformou-se em música.

O Grupo Modern Table é composto por 14 pessoas (7 dançarinos, 3 músicos, 1 vocalista e 3 staffs).

Assista um trecho do grupo Modern Table apresentando ‘Darkness Poomba’:

Evento: Modern Table ‘Darkness Poomba’

Curitiba
Workshop
Data e horário: 4 de dezembro (sex) – 14h às 18h
Local: Teatro Guaíra (Dance School)
Espetáculo
Data e horário: 5 de dezembro (sáb) – 20h
Local: Teatro SESI (AUDITÓRIO I – MARIO DE MARI) Av. Comendador Franco, 1341

São Paulo
Workshop
Data e horário: 8 de dezembro (ter) – 10h30min às 13h
Local: CCSP (Centro Cultural São Paulo) Sala de Ensaio (Hall 1)
Espetáculo
Data e horário: 10 de dezembro (qui) – 19h
Local: CCSP (Centro Cultural São Paulo) Sala Adoniran Barbosa (Hall)

Patrocínio: Ministério da Cultura, Esportes e Turismo
Apoio Institucional: Korean Arts Management Service
Apoio Local: SESI (Curitiba), Prefeitura de Cultura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo
Realização: Consulado Geral da República da Coréia, Centro Cultural Coreano no Brasil

Contato: Centro Cultural Coreano no Brasil (11) 28931098 – priscila.culturakr@gmail.com

Fonte: Centro Cultural Coreano no Brasil

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *