Ler / BrazilKorea

Imagem: http://seoulistic.com/

Se você gosta de ler, a Coreia pode ser o lugar para você. Super livrarias e book cafes fazem da Coreia um lugar especial para os amantes da leitura!

Apesar das mudanças culturais com a popularização das tecnologias, muitas crianças ainda não possuem Smartphone e, seguindo a cultura confucionista, usam seu tempo livre para realizar suas atividades de leitura. Durante todas as fases da vida escolar, os alunos passam por um regime duro de estudo, fruto da cultura antiga em que um dos únicos meios de sucesso para as pessoas com baixa renda era estudar e se tornarem funcionários públicos. Esses fatores, que influenciam a população desde a infância, tornam a Coreia uma potência na educação. Segundo o PISA, avaliação que busca conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de idade, realizado em 2012, a Coreia ocupa a 5ª posição no Ranking de leitura.

Alem disso, o próprio mercado cria um ambiente propicio para o desenvolvimento de uma sociedade leitora. Algumas livrarias na Coreia são muito mais do que apenas locais que vendem livros, elas comercializam também CDs, DVDs, jogos e muitas outras coisas, criando um ambiente que atrai até mesmo pessoas que não gostam tanto de leitura. A Kyobo Book Centre é a maior cadeia de livrarias da Coreia, operando desde 1981, e possui 10 lojas em sete cidades. A sede da Kyobo, em Gwanghwamun, foi cenário de The 1st Shop of Coffee Prince, dorama da MBC que foi ao ar em 2007. Durante 8 anos essa rede manteve o primeiro lugar da categoria de Mega-size Book Stores no Índice de Satisfação do Consumidor coreano e deve ser parada obrigatória para todos os aficionados por livros.

Book Cafes estão por toda a parte e oferecem um ambiente tranquilo e propício para a leitura e o estudo, sendo que os clientes podem escolher qualquer livro nas estantes das lojas e usar o seu tempo para ler enquanto aproveitam algumas das delicias do cardápio. Alguns desses Book Cafes são operador por editoras, como ocorre no dorama Coffee House, em que o protagonista é um escritor que mora no segundo andar do Book Cafe que pertence à sua editora.

Na mesma linha dos Book Cafes, existem na Coreia os Cartoons Cafes e Comic Books Room, locais onde as pessoas pagam valores por hora para terem direito de usar o espaço e ler seus quadrinhos preferidos alem de atuarem como bibliotecas cobrando taxas baixas pelo empréstimo, como é mostrado no episódio 3 do sucesso de 2013,/2014, My Love from the Star, onde Do Min-jun vai ate o The Flower-Scented Cartoon Café para pegar alguns quadrinhos para Cheon Song-yi. A loja mostrada no dorama existe de verdade e fica em Seodaemun-gu, Seul.

Ainda não está convencido de que a Coreia é parada obrigatória para os amantes da leitura? Então que tal uma cidade inteiramente dedicada a leitura? Conheça mai em nossa matéria sobre Paju Book City

FONTE: Seoulistc, UOL Educação, Wikipédia, Visit Korea, Asian Wiki, Tour Imagination, Visit Korea

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

One Response to Gosta de ler? Então a Coreia é seu lugar
  1. avatar

    […] durante a competição. Considerado o mais vendido em todos os gêneros de música na Kyobo Bookstore – a maior rede de venda livros do país – o sucesso do álbum coloca o pianista numa […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: