Ginseng

O ginseng é popularmente conhecido como um alimento saudável e está presente no cotidiano dos coreanos nas mais variadas formas.

Como uma das ervas amplamente utilizadas e aclamadas no mundo, dada sua longa e ilustre história como uma nobre erva para fins medicinais por milhares de anos em todo o Oriente, o Ginseng coreano pertence a classe de plantas perenes e possui pequenas flores brancas – que florescem a partir do terceiro ano do seu ciclo de vida – e frutos vermelhos, como afirma Ana Fernandes em seu estudo sobre a raiz milenar.

Uma de suas principais propriedades é originária da saponina, eficaz na prevenção do câncer e na diminuição dos níveis de colesterol, comprovada cientificamente e por isso, amplamente consumido hoje não só entre os coreanos, como entre os estrangeiros, sendo parte destes influenciados pela Hallyu, já que é comum encontrar em diversas cenas de dramas coreanos, personagens consumindo tipos diferenciados da raiz, como em Reply 1988, Descendants of The Sun e Uncontrollaby Fond

Embora tradicionalmente o ginseng seja processado por decocção ou extração, podendo ser consumido a partir da raiz, diversas empresas coreanas especializadas têm oferecido uma ampla gama de produtos, incluindo cápsulas, doces, chás e máscaras faciais. Mesmo com esta variedade, o “Gusam”, ginseng cozido da Ginseng Biotech é considerado verdadeiramente único, podendo ser consumido acompanhado de frutas. Para encontrá-lo, basta ir até uma loja da Starbucks ou filiais Gusam.

Kim Su Gyeom, CEO da Ginseng Biotech, conta em entrevista a Korea Agra que apesar do “gusam” não ser uma forma comum de preparar ginseng mesmo na Coreia, e seu processo tradicional incluir assar o ginseng em forno a lenha durante a estação de inverno, onde se é eliminado o forte cheiro, suavizando a raiz e fazendo com que seja tão doce como uma banana ou batata-doce, vê, nesta criação cuidadosamente acompanhada desde o processo agrícola, como uma oportunidade de apresentar a muitas pessoas um produto único e de qualidade.

Fonte: KFood Story

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Cientista Social pela Universidade de Brasília, Repórter Honorária pelo Centro Cultural Coreano do Brasil e Co-Fundadora do Maūm Ūmsik. Em constante estudo pela compreensão das coreanidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.