festival das lanternas

Imagem: llf.or.kr

Todos os anos uma grande comemoração invade as ruas de Seul. O Festival das Lanternas de Lótus além de uma manifestação religiosa budista é uma atração turística com diversas atividades na cidade e também nos templos.

O Festival das Lanternas de Lotus (Yeon Deung Hoe) é tradicionalmente celebrado na semana do oitavo dia do quarto mês do calendário lunar, quando é comemorado o nascimento de Buda.  Começou a ser realizado no período das dinastias Goryeo (918-1392) e Joseon (1392-1910). A programação abrange vários locais da cidade, e no ano de 2016, os dias 06, 07 e 08 de maio serão os mais importantes.

Do dia 06/5 a 15/5 haverá exposição de lanternas tradicionais nos Templos Jogye (Jogyesa) e também em Cheonggyecheon.

No dia 07/5 acontece, às 15h, no estádio da Universidade de Dongguk, o Eoullim Madang, uma confraternização entre os participantes do festival das lanternas de lótus, com musica tradicional, dança e preparação para o desfile da noite. Neste mesmo dia às 19h, inicia-se o Festival com mais de 100 mil lanternas, carregadas pelos participantes e monges budistas de todos os templos, que fazem o percurso entre o Portão de Dongdaemum até o templo Jogye (Jogyesa). “O objetivo do festival é a iluminação da mente de todos os seres e do mundo através das laternas”, citou a monja budista Seo Jin.

Ainda no dia 07/5 após as 21h há uma confraternização denominada Hoehyang Hanmadang que acontece na Praça Gwanghwamun,  com diversas apresentações culturais.

No dia 08/5 na rua em frente ao Templo Jogye (Jogyesa) a partir do meio dia haverão várias atividades culturais, e as 19h o  Yeondeungnori que marca o encerramento da programação do festival das lanternas de lótus.

Lembrando que as cerimônias de comemoração do nascimento de Buda, que é um dos feriados coreanos acontecem neste ano dia 14 de março.

Endereços úteis:

Templo Jogye (Jogyesa) – Estação do metrô Anguk – Linha 3 – saída 6 – siga as placas indicativas.

Templo Bongeun (Bongeunsa) – Estação do metrô Samseong Station -Linhe 2 – saída 6, passe pela lateral do COEX e vire na primeira rua à esquerda. O templo estará do outro lado da rua.

Cheonggyecheon – Estações do metrô City Hall, Jonggak, Jongno 3-ga, Jongno 5-ga – Linha 3.

Universidade Dongguk – Estação do metrô  DonggukStation -Line 3 –  saída 6.

 Portão Gwanghwamun – Estação do metrô Gwanghwamun – Linha 5.

Para mais informações visite o site oficial e a pagina do Festival das Lanternas de Lotus no Facebook

Fontes: angloinfo e llf

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: