festival das lanternas

Imagem: visitkorea.or.ko

Maio é um mês festivo na Coreia, são diversas datas comemorativas e uma delas tem especial significado na cultura asiática, as comemorações pelo nascimento de Buda (석가탄신일 – Seokgatansinil). Para tanto a programação inclui o famoso Festival das Lanternas de Lótus

O templo de Jogye (Jogyesa), um dos maiores templos budistas do centro de Seul, realizará vários eventos em comemoração ao nascimento de Buda. Um deles é o Festival das Lanternas de Lótus que acontece este ano entre os dias 10 a 12 de maio. Na noite do dia 11, mais de 100 mil lanternas serão acessas nos arredores do templo. Um momento de pura beleza e espiritualidade.  Milhares de pessoas saem da Universidade de Dongguk até o Templo de Jogye (Jogyesa), com lanternas e carros alegóricos iluminando as ruas do centro de Seul.

O Festival das Lanternas de Flor de Lotus é tradicionalmente celebrado no oitavo dia do quarto mês do calendário lunar. Começou a ser realizado nos períodos das dinastias Goryeo (918-1392) e Joseon (1392-1910). Durante os dias 10, 11 e 12, que são os principais dias do festival, as pessoas podem assistir performances feitas pelos monges, apresentações de música e dança tradicional coreana, fazer seu próprio rosário budista ou sua própria lanterna (que dizem ajudar a encontrar a luz na próxima vida)

Um desfile tem duração média de duas horas e meia. “Este festival budista é realmente importante para mim, porque posso compartilhar aspectos do budismo com outras pessoas”, disse Amy Kim, uma estudante universitária de Seul. “Não é apenas sobre a crença, é também uma amostra de nossa cultura”.

Muitas atividades tambem são realizadas no templo Bongeun (Bongeunsa).

No dia 17, acontece o feriado nacional comemorativo ao dia do nascimento Buda.

Informações em: http://www.llf.or.kr/eng/index.asp  (inglês)

Como chegar:

Templo Jogye (Jogyesa) – Estação do metrô Anguk – Linha 3 – saída 6 – siga as placas indicativas.

Templo Bongeun (Bongeunsa) – Estação do metrô Samseong Station -Linhe 2 – saída 6, passe pela lateral do COEX e vire na primeira rua à esquerda. O templo estará do outro lado da rua.

Fonte: epochtimestripologist.com e visit korea

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.