nascimento de Buda

Imagem: http://modernseoul.org/

O Budismo, segunda religião praticada na Coreia atualmente, celebra no dia 25 de Maio o  nascimento de Buda, a data é tambem feriado nacional.

O nascimento de Buda Sakyamuni nascido com o nome de Siddartha Gautama, é uma data celebrada por todas as linhagens budistas no mundo. É comemorado em data móvel, no 8º dia do quarto mês do calendário lunar, onde ocorre a lua cheia. As comemorações em Seul iniciaram-se com o tradicional Festival das Lanternas.

No Vesak, como é denominada a data, em todos os templos são oferecidas refeições e chá e os budistas meditam sobre as suas três joias:  O Buda, o Dharma (os ensinamentos de Buda), e a Sangha (grupos de praticantes). Hinos e orações são entoados e é comum oferecer flores nos templos.

Todos os templos do país, inclusive os dois maiores de Seul, Jogye (Jogyesa) e Bongeun (Bongeunsa) além de diversas programações, tem neste dia dois eventos especiais. O Chopailbeobyosik que acontece as 10 horas da manhã, onde há uma cerimonia especial de rituais tradicionais do budismo com a presença de várias autoridades e convidados. E o Gwandeung Uisik (Ritual da Lanterna) que é realizado as 19h e representa a luz que o nascimento de Buda trouxe a todos os seres.

* O budismo coreano foi instituído como religião oficial no período dos três reinos (Goguryeo, Silla e Baekje). Com a adoção do Confucionismo na era Joseon, o budismo foi banido para as montanhas porém não extinto. Após a libertação do Japão em 1945, a principal ordem do budismo coreano (Jogye) estabeleceu a linhagem Seon, que fundamenta os ensinamentos que diferenciam o budismo da Coreia de outras linhagens.

Como chegar:
Templo Jogye (Jogyesa)
Estação do metrô Anguk – Linha 3 – saída 6 – siga as placas indicativas.

Templo Bongeun (Bongeunsa)
Estação do metrô Samseong Station -Linhe 2 – saída 6, passe pela lateral do COEX e vire na primeira rua à esquerda. O templo estará do outro lado da rua.

Fontes: koreanbuddhism.netmodernseoul.org e visitkorea

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: