Exposição de Artesanato Tradicional Coreano

Imagem: Divulgação

No dia 16 de abril as 19hs, o Centro Cultural Coreano no Brasil em parceria com a KOWIN, realiza a abertura da exposição de artesanato tradicional coreano, mostrando os trabalhos da artesã Susan Kim.

A mostra engloba o denominado Artesanato Gyubang. Gyubang era o espaço separado destinado as mulheres (o dos homens era chamado Sarangchae). Mais que um quarto era um espaço onde as mulheres se reuniam na rígida sociedade confucionista da Era Joseon. As atividades sociais entre as mulheres ocorriam no Gyubang, e lá eram produzidos artigos do cotidiano.

Esta modalidade de artesanato tradicional coreano engloba o tingimento natural, trabalhos de costura, nós e os bordados. As mulheres então, expressavam sua energia criativa, e estas atividades proporcionavam vitalidade e companheirismo entre elas.

Do artesanato Gyubang fazem parte: o tingimento natural, que é uma parte importante no tratamento do material utilizado neste artesanato e no hanbok (vestimenta tradicional coreana), sendo realizado de diversas formas utilizando produtos encontrados na natureza.  A costura (chimseon) onde são confeccionadas peças do vestuário  e outros, a partir de fios orgânicos e tingimento natural. Os nós, sendo o tradicional muito semelhante ao encontrado no Japão e na China. No entanto o nó característico do artesanato tradicional coreano faz uso da ponta da linha e, sem nenhuma outra ferramenta é trançado com os dedos. Existem mais de 30 tipos de nós, entre eles: Dorae, Yeonbong, Sengtchok, Gukhwa e Nabi. E o bordado tradicional coreano (Suye) que utiliza o bonsa (linha de bordado trançada).

A beleza das artes manuais coreanas, estarão expostas através do trabalho da artesã Susan Kim, que além de diversos prêmios, tem se dedicado a ensinar estas técnicas no Centro Cultural Coreano de Dallas, nos Estados Unidos.

Exposição de Artesanato Tradicional Coreano
Artista: Susan Kim
Abertura: 16 de abril às 19h
Período: 16 de abril a 30 de maio
Horário: das 10h – 12h e das 13h – 17h (seg a sex). Aos sábados das 10h – 13h
Local: Centro Cultural Coreano no Brasil
Alameda Barros, 192 – Santa Cecília – SP
Organização: Centro Cultural Coreano no Brasil e KOWIN (Korean Women´s International Network)

Fonte: Centro Cultural Coreano no Brasil

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.