Imagem: Yoo Na Kim

Imagem: Yoo Na Kim

Foi inaugurada hoje, 29 de abril, no Museu Nacional de História Contemporânea da Coreia, a exposição “Coreanos no Brasil”.  A exposição é uma comemoração ao 55 º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Coréia e ao 51º aniversário da imigração coreana para o Brasil.

Contendo itens como o diário da senhora Baek Ok Bin desde sua vinda ao Brasil (década de 60) até recentemente, o pote trazido ao Brasil de PyongYang pelo senhor Kim, em dezembro de 1950 durante a Guerra na Coreia, roupas e moldes das confecções Kan Kan e Ellen One, calças de prisioneiros de Geojedo Pow, da guerra da Coreia, além de revistas e jornais de reportagens brasileiras sobre os coreanos imigrantes, a exposição evidencia a importância da imigração coreana para o Brasil, que foi a primeira oficial depois do estabelecimento do governo da República da Coreia.

Todos os itens citados anteriormente foram levados do Brasil especialmente para a exposição pela escritora YooNa Kim, que teve participação marcante no evento. Seus livros, indispensáveis para os interessados nas relações Brasil-Coreia, compõem parte da exposição e serão o foco da palestra feita pela escritora em junho, dentro da programação da exposição.

Imagem: Yoo Na Kim

Imagem: Yoo Na Kim

Com participação de  ilustres convidados como o Embaixador do Brasil na Coreia, o Diretor do Museu e membros do Centro Cultural Coreano no Brasil, a abertura do evento foi um sucesso. A exposição  “Coreanos no Brasil” ficará em cartaz ate o dia 15 de junho e a entrada é franca. O Museu fica localizado em 198 Sejong-daero em Jongno-gu o telefone para contato é +82-2-3703-9200

Imagem: Yoo Na Kim

Imagem: Yoo Na Kim

Agradecemos a YooNa Kim pelas fotos e informações sobre o evento.

FONTE: Yoo Na Kim,  The National Museum of Korean Contemporary History

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.