Vilas Históricas: Hahoe & Yandong / BrazilKorea

Imagem: http://english.visitkorea.or.kr/

Dentre todas as Vilas de Clãs, apenas Hahoe e Yangdong entraram na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

As mais representativas vilas na Coreia são as chamadas “Vilas de Clãs, em que a maioria dos moradores da vila pertenciam a um ou dois clã e estes desempenhavam um papel central na tomada de decisões sobre a vida da aldeia. Na Coréia, o clã é um grupo social composto por pessoas de uma mesma linha paterna, nome de família e lar ancestral, que incluíam também as mulheres que entraram no clã pelo casamento. Apesar de a Península Coreana ser repleta de bairros históricos e jóias culturais, as Vilas de Clãs somam mais de 80% de todas as Vilas Históricas.

Dentre todas as Vilas de Clãs, apenas Hahoe e Yangdong entraram na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Essas duas Vilas são as mais bem preservadas e foram utilizadas pelo yangban (classe nobre dominante) durante o período Joseon e, juntas, são consideradas o epicentro da cultura confuciana da Coréia. Além de seu arranjo espacial único, as aldeias mantêm arquivos preciosos e obras de arte da Era Joseon Confucionista e são alguns dos poucos lugares que ainda mantêm rigorosamente a família tradicional, os rituais e eventos comunitários.

Vilas Históricas : Yandong village / BrazilKorea

Imagem: http://english.visitkorea.or.kr/

Yangdong é a maior aldeia tradicional da Coréia e mescla a cultura tradicional da Dinastia Joseon e com belos cenários naturais. Graças às suas muitas heranças culturais, incluindo tesouros, tesouros nacionais, e materiais folclóricos, toda a aldeia foi designada como patrimônio cultural. Muitas pessoas já visitaram esta vila para ver a sua riqueza do patrimônio cultural e ambientes cênicos. Cerca de 160 casas antigas e chalés com teto de palha de 500 anos de idade estão situados no vale onde se localiza a vila. 54 dessas casas têm mais de 200 anos e foram excelentemente preservadas em seu estado original, oferecendo uma rara oportunidade de se visitar uma variedade de casas tradicionais coreanas únicas.

Vila Históricas: Hahoe village / brazilkorea

Imagem: http://english.visitkorea.or.kr/


Berço de renomados estudiosos do Período Joseon como Gyeomam Ryu Un-ryong e Seoae Ryu Seong-ryong,  a vila Hahoe (traduzindo “Vila envolvida por água”) recebeu o nome do Rio Nakdong, que flui ao redor do perímetro da cidade. A aldeia está localizada no sopé da montanha Hwasan, e centro da vila é habitada por grandes casas com telhado de telha que pertencem ao clã Ryu, somando seu próprio charme aos dos telhados de palha ao redor. Hahoe dispõe de vistas panorâmicas excelentes: o rio Nakdong elegante que flui ao redor da aldeia, o magnífico penhasco Buyongdae, intermináveis desdobramentos de praias e exuberantes pinheiros antigos. Os visitantes podem ir de barco para o penhasco Buyongdae, onde poderão apreciar uma vista panorâmica da vila.

Assista o vídeo abaixo, lançado no canal da UNESCO no youtube, para conhecer um pouco mais sobre os dois locais.

As informações relativas à horários de funcionamento e valor do ingresso podem ser encontradas em inglês no site VisitKorea da Organização Coreana de Turismo.

Fonte: VisitKorea (1, 2, 3, 4, 5), UNESCO, CHA,

avatar
About Rafaela Braga

Editora de Conteúdo (Minas Gerais) - Bibliotecária, apaixonada pelo Oriente (principalmente pela tríade Japão/Coreia/Taiwan), viciada em livros, música, doramas e anime. Tem participado ativamente de fóruns e fansubbers relacionados a cultura asiática.

One Response to [Especial BrazilKorea] Patrimônio Mundial: Vilas Históricas
  1. avatar

    Sensacional Rafaela este ‘artigo’ sobre a Coreia do Sul. Obs:..nossos gostos são semelhantes..by.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.