MBC

IMAGEM: asianwiki.com

No Especial Kdrama, o BrazilKorea traz para vocês uma das 4 principais emissoras de TV aberta da Coreia do Sul, e a penúltima emissora do especial, a MBC.

A Munhwa Broadcasting Corporation, mais conhecida como MBC, começou como Busan Munhwa Bangsong (Busan Munhwa Broadcasting Corporation, ou Busan MBC), ela faz parte da lista das quatro grandes emissoras de TV da Coreia do Sul, juntamente com SBS, tvN (Cj E&M) e KBS. A palavra coreana Munhwa significa ‘cultura’, sendo seu principal acionista, o órgão público, Foundation for Broadcast Culture.

A emissora, que foi por duas vezes propriedade governamental, iniciou suas transmissões em 15 de abril de 1959, com um serviço regional de rádio, e em 2 de dezembro de 1961 a transmissão nacional em rádio. Mas foi em 8 de agosto de 1969, que ela começou a operar em televisão, dez anos depois de seu lançamento na rádio.

A MBC é uma das grandes contribuintes para a expansão da onda Hallyu em terreno internacional, exportando dramas de sucesso. Seus dramas são tão populares que 6 deles ocupam posição no TOP 10 dos dramas de maior audiência do país, são eles: What Is Love (2ª posição), Hur Jun (4ª posição), You and I (6ª posição), The Son and The Daughter (7ª posição), Eyes of Dawn (9ª posição) e A Jewel in the Palace (10ª posição).

What Is Love – Foi um drama exibido de novembro de 1991 a maio de 1992, com o total de 55 episódios. Gira em torno de duas famílias que tem nítidos contrastes de valores. Esse é o drama de maior sucesso da MBC, e o segundo do TOP10 dramas de sucesso da Coreia do Sul, tendo seu pico de audiência em 64,9%, em uma média de 59,5%.

Hur Jun – Também conhecido como The Legendary Doctor Heo Jun, ou ainda The Way of Medicine, foi exibido de dezembro de 1999 a junho de 2000, com o total de 64 episódios. É um drama épico, passado durante a Dinastia Chosun, que conta a história de vida do lendário médico Heo Jun. Ele ocupa o quarto lugar no TOP10 de dramas de maior audiência da Coreia, seu pico de audiência marcou 64,8%, de uma média de 49,3%.

A Jewel In The Palace – Também conhecido como Dae Jang Geum, foi exibido de setembro de 2003 a março de 2004, com o total de 54 episódios. Baseado em fatos reais de uma história épica, passada no tempo da Dinastia Chosun, sobre a lendária Jang Geum, ou “Jang Geum, A Grande”, a qual se tornou a primeira mulher a ser médica da corte suprema. Ele está entre os dramas de maior sucesso da MBC, foi exportado para 89 países, estando em décimo lugar no TOP10, chegando a 57,8% de audiência.

Dentre os dramas mais recentes e de grande audiência da MBC, estão: Jumong: Prince Of The Legend, The 1st Shop Of The Coffee Prince, The Great Queen Seondeok, The Moon Embracing The Sun e Fated To Love You.

Jumong: Prince Of The Legend – Também conhecido como The Book Of The Three Han, foi exibido de maio de 2006 a março de 2007, com o total de 81 episódios. Conta a história da figura épica coreana, Jumong, fundador de Goguryeo. Apesar de baseada em um personagem da história, grande parte de seu roteiro é fictício. O drama teve seu pico de audiência no episódio final, chegando a 52,7%, de uma média de 41,83%. Foi o drama de maior audiência no ano de 2006.

The 1st Shop Of The Coffee Prince – Ou simplesmente Coffee Prince, foi exibido em 2007, com o total de 17 episódios. Um dos dramas de maior influência na expansão da onda Hallyu, ele conta o divertido romance de Go Eun Chan (Yoon Eun Hye), uma jovem que se veste como homem, e Choi Han Gyul (Gong Yoo), um herdeiro que nunca trabalhou e nem se interessa em casamento, para desespero de seus pais e sua avó. A avó de Han Gyul o força a trabalhar, ele então abre um café, Eun Chan é confundida com um homem por Han Gyul, e para conseguir emprego neste café, mantém a farsa. O pico de audiência do drama foi de 29,9%, em uma média de 24,2%.

The Great Queen Seondeok – Exibido em 2009, com o total de 62 episódios. É um drama histórico baseado na vida da rainha Deokman (conhecida por seu nome de infância, Seondeok), que se tornou a primeira governante mulher do reino de Silla. O cronograma inicial era de 50 episódios, porém, pela alta popularidade, foram adicionados mais 12 episódios, num total final dos 62. Alcançou seu pico de audiência em 43,6%, em uma média de 33,6%.

The Moon Embracing The Sun – Drama exibido em 2012, com o total de 20 episódios. Outro drama histórico, relata o romance entre o rei fictício da Dinastia Joseon, Lee Hwon (Kim Soo Hyun), e a xamã Wol (Han Ga In). O drama tem como protagonista o hot idol da nova geração Hallyu, Kim Soo Hyun. Sua maior audiência foi no episódio final, chegando a 42,2%, em uma média de 33%. O drama teve seus direitos de transmissão vendidos para 8 países asiáticos: Japão, Tailândia, Singapura, Hong Kong, Taiwan, Malásia, Indonésia e Filipinas. Além disto, foi feita uma adaptação para musical que ficou em cartaz de janeiro a fevereiro de 2014 no Seoul Arts Center.

Fated To Love You – O drama que está em seu 7º episódio, tem previsão de finalizar em setembro de 2014, com o total de de 20 episódios. Este é um remake do drama Taiwanês de mesmo nome, exibido em 2008. Para saber mais, leia a postagem do BrazilKorea: Fated To Love You  O drama já iniciou batendo recordes de audiência, chegando a quase 10%, com apenas 7 episódios.

A MBC possui um set de filmagem, o Yongin MBC Dramia, que foi construído em agosto de 2005, e aberto aos turistas em 2011, é uma parceria com o Yongin Municipal Office. O set fica localizado em Yongcheong-ri, Baekam-myeon, Yongin-si. Diferente de outros sets de filmagens, o Dramia foi recriado baseado em registros históricos, e reflete de forma acurada as estruturas e cultura dos tempos antigos. Dramia serviu para filmagem de dramas épicos populares como Jumong, The Great Queen Seon-deok, Isan, e Dong Yi. Para informações detalhadas sobre preços, dias e horários de funcionamento, acesse: iMBC Dramia e Visit Korea (ambos em inglês).

A MBC é uma das emissoras líderes em audiência de dramas, ajudando assim na propagação da cultura coreana para o resto do mundo. Ela opera em TV aberta pelo canal 11, também está presente na TV a cabo, satélite, rede terrestre DMB e satélite DMB. Além disso, a empresa continua fazendo transmissões de rádio: HLKV (95.9 MHz FM), MBC FM4U (91.9 MHz FM) e Channel M (CH 12A DAB). Para a lista completa de dramas exibidos pela MBC, acesse: WikiDrama MBC ou MBC Global Media: Drama. Site oficial da emissora: iMBC.

Nota: Todos os dados de audiência são baseados nos números de audiência nacional da AGB Nielsen Korea.

Fonte: AsianWiki, DramaWiki, Wikipedia, iMBC, Visit Korea, Seoul City Tour

avatar
About Kat

One Response to [Especial BrazilKorea] Kdrama: MBC- parte 7
  1. avatar

    […] emissora coreana MBC realizou na noite do dia 30 (horário coreano) sua anual premiação dos melhores dramas e atores […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: