KBS

IMAGEM: asianwiki.com e english.kbs.co.kr

O BrazilKorea se despede do Especial Kdrama com chave de ouro, trazendo a maior e mais poderosa emissora de TV coreana, a KBS.

A Korean Broadcasting System (KBS), do coreano Hanguk Bangsong Gongsa, é a maior das quatro principais redes de rádio e televisão coreanas. A emissora começou como Kyeongseong Broadcasting Corporation (JODK), com a primeira transmissão via rádio do país, sendo estabelecida pelo Governo Geral da Coreia do Sul em 16 de fevereiro de 1927, e mais tarde em 1948, quando passou a ser transmitida nacionalmente, foi renomeada como Seoul Central Broadcasting Station.

As transmissões por televisão iniciaram em 12 de maio de 1956 na Coreia do Sul, com a primeira rede de TV, a HLKZ-TV, que foi vendida em 1961 para a KBS, sendo inaugurada assim, a Seoul TV Broadcasting Station (KBS TV). Em 2001, a emissora começou a transmitir sua programação em High-Definition, ela também foi a primeira TV a lançar o canal terrestre DMB, em dezembro de 2005.

A história da KBS no ramo dos Kdramas é antiga, ela tem grande força neste mercado, acumulando em sua bagagem dramas que bateram recordes de audiência como: Sunny Place Of Youth (1995), First Love (1997) e Taejo Wang Geon (2000-2002).

First Love – Foi um drama exibido de junho de 1996 a abril de 1997, com o total de 66 episódios. É a história de dois irmãos, Sung Chan Hyuk (Choi Soo Jung) e Sung Chan Woo (Bae Yong Joon), que se apaixonam pela mesma mulher, Lee Hyo Kyung (Lee Seung Yeon). É o drama de maior audiência de todos os tempos na Coreia do Sul, estando em 1º lugar no TOP10 de séries mais assistidas do país, chegando ao seu pico com 65,8%, em uma média de 47,1%.

A KBS também é considera a precursora na expansão da onda Hallyu em terreno internacional, com o consagrado drama Winter Sonata (2002), e retornando 7 anos depois com o sucesso de Boys Over Flowers (2009).

Winter Sonata – Drama exibido em 2002, com o total de 20 episódios. É a segunda parte da série Endless Love dirigida por Yoon SeokHo. Foi adaptada em séries de anime e em musical, e no Japão ganhou também uma versão em manga. Ela também foi transmitida em diversos países, dentre eles: Japão, Malásia, Filipinas e Indonésia. Os sets de filmagem do drama viraram pontos turísticos na Coreia, mais detalhes no post do BrazilKorea: Namiseom Island, ou acesse: Visit Korea (em inglês). A série também foi a responsável pela expansão internacional da carreira do ator Bae Yong Joon, em especial no Japão, o então primeiro ministro japonês, Junichiro Koizumi, alegou que Bae era mais popular que ele no Japão. A série teve seu pico de audiência com 28,8%, em uma média de 23,1%.

Boys Over Flowers – Exibido em 2009, com o total de 25 episódios. É um drama baseado no manga japonês, Hana Yori Dango, sendo a quinta adaptação para dramas feita deste manga. Do coreano KkotBoda Namja, conta a história de uma moça comum interpretada por Ku Hye Sun, que entra no mundo dos F4. Foi o drama que lançou para o sucesso o representante oficial da onda Hallyu, Lee MinHo. Mesmo no Japão a versão coreana foi bem recebida, marcando a carreira dos atores principais, incluindo Kim Hyun Joong (SS501). Assim como Winter Sonata, o drama está entre os responsáveis por marcar a Korean Wave em terreno internacional, sendo exibido na Ásia, e até mesmo nos EUA e Canadá. Teve seu pico de audiência em 32,9%, em uma média de 25,7%.

Na lista de dramas de sucesso atuais, estão: Baker King Kim Tak Gu (2010), The Princess’ Man (2011), Unexpected You (2012) e Good Doctor (2013).

Baker King Kim Tak Gu – Também conhecido como ‘Bread, Love and Dreams’, é um drama de 2010, com o total de 30 episódios. Conta a história de um talentoso confeiteiro, que não assume a presidência de um grande conglomerado por ser filho bastardo. Drama que lançou a popularidade do ator Yoon Shi Yoon (Flower Boys Next Door). Foi um dos mais assistidos de 2010, estando em 25º na lista de dramas de maior audiência da Coreia do Sul, chegando ao pico de 49,3%, em uma média de 36,4%.

The Princess’ Man – Drama de 2011, com o total de 24 episódios. Uma história épica, sendo considerada a versão de “Romeo e Julieta” da Dinastia Joseon, narra a história de amor entre a filha do rei Sejo e o filho de seu adversário político, Kim Jong Seo. Foi transmitido no Japão, Filipinas e Sri Lanka. O drama teve seu pico de audiência no episódio final com 24,9%, em uma média de 18,9%.

Unexpected You (título americano) – Também conhecido como My Husband Got a Family (título em inglês), foi exibido em 2012 com o total de 58 episódios. Conta história do diretor de dramas de TV, Yoon Hee (Kim Nam Joo), e a cirurgiã Gwi Nam (Yoo Joon Sang), após se casarem. A série foi classificada como número um na audiência global do ano de 2012, liderando durante 25 semanas seguidas, e alcançando seu pico com 52,3% de audiência.

Good Doctor – Exibido em 2013, com o total de 20 episódios. Drama médico sobre um homem com transtorno de autismo, que supera o preconceito da sociedade e se torna pediatra. Recebeu prêmios da Associação Coreana dos Institutos de Saúde para Deficientes, da Disability Awareness Campaign Headquarters 2013, e ganhou o prêmio Good Program da Comissão de Padrões de Comunicação da Coreia do Sul. A série alcançou sucesso, tendo seu pico de audiência em 21,5%, em uma média de 18%.

A KBS possui um set de filmagem que é aberto ao público, o The Mungyeongsaejae KBS Drama Studio, construído em 2000, em Yongsagol. Os principais dramas filmados lá são: Taejo Wang Geon, The Dawn of the Empire, The Age of Warriors, Dae Jo Yeong, Scandal, e Romantic Assassin. Em 2008 ele foi expandido, e atualmente tem mais de 130 prédios que representam estruturas do período de Joseon, incluindo palácios, casas de nobres, e casas de colmo. Para informações detalhadas sobre preços, dias e horários de funcionamento, acesse: Visit Korea (em inglês).

A KBS também possui um estúdio em Suwon aberto ao público, o KBS Suwon Studio. Ele é um estúdio de produção de filmes, dramas e comerciais, produzindo dramas de qualidade HD digital, com prédios realistas. Já produziu dramas épicos famosos como Empress Myeongseong e Dongyang Geukjang. Também é popular pela produção de filmes, comerciais e vídeos musicais. Em colaboração com Suwon, a KBS abriu um parque temático de mídia cheio de atrações, os visitantes podem ir ao estúdio através de um programa de turismo ou o Tour Suwon City executado por Suwon. Para mais detalhes sobre preços, dias e horários, acesse: Visit Korea (em inglês).

A KBS atua pela TV terrestre (KBS 1TV, KBS 2TV e KBS UHDTV), na TV a cabo e satélite (KBS Prime, KBS Drama, KBS N Sports, KBS Joy, KBS Kids e KBS W), e na rádio (KBS Radio 1, KBS Radio 2, KBS Radio 3, KBS 1FM, KBS 2FM, KBS Hanminjok Radio e KBS World Radio). Para a lista completa de dramas exibidos pela KBS, acesse: AsianWiki KBS Drama. Para assistir a programação online, acesse: KBS On-Air.

Nota: Todos os dados de audiência são baseados nos números de audiência nacional da AGB Nielsen Korea.

Fonte: AsianWiki, DramaWiki, Wikipedia, KBS World, Visit Korea

avatar
About Kat

2 Responses to [Especia BrazilKorea] KDRAMA: KBS – PARTE 8
  1. avatar

    […] tambem conhecido como Midnight Dinner, foi ao ar entre julho e setembro de 2015, pela emissora SBS. Apesar de ser considerado um short drama (20 episódios), seu formato é diferenciado. Cada […]

  2. avatar

    olá , gostaria de saber mais sobre quem trabalhar com a produção de k-dramas e doramas.. quais as especializações ? como faz pra trabalhar com isso? se puder me dar alguma informação serei muito grata


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: