Koreatown Austrália

Imagem: www.flickr.com/sharlynemmanuelle

A Austrália é um país localizado na Oceania, ao sul da Ásia, ou seja, de fácil acesso aos países do continente. Tem a Coreia do Sul como um maiores exportadores de seus produtos e os cidadãos sul coreanos também estão na lista das 10 nacionalidades que mais viajam a turismo à Austrália.

Pelo que viu, já percebeu que não poderia faltar uma Koreatown (코리아타운) na Austrália, não é? Aliás, uma não, duas. As regiões com maior incidência de coreanos e descendentes que também comporta os produtos típicos da Coreia estão em duas das mais importantes cidades australinas, a capital Sydney, seguida pela segunda cidade mais populosa, Melbourne.

Sydney:

Em Sydney, a população coreana está bem entrelaçada a sociedade australiana. Mesmo assim, existem áreas em que os coreanos estão mais presentes, como Strathfield, Eastwood, Campise e Chatswood.

Strathfield é bem conhecida por sua diversidade cultural, onde mais da metade de seus habitantes são de nacionalidade estrangeira. Destes, cerca de 9% da população é coreana. O marco da comunidade na região é uma igreja: Strathfield Korean Uniting Church.

Eastwood, assim como Strathfield, tem mais da metade de sua população composta por não australianos. É o lar de muitos asiáticos, principalmente chineses, mas chega a ter cerca de 7% da população de coreanos. Lá é bem popular a comemoração das festas de ano novo chinês, que nos dias de hoje tem se fundido com a comemoração do ano novo lunar coreano festejado pelos que ali vivem. Além disso, há uma zona comercial asiática onde se encontram lojas, mercados e muitos restaurantes.

Dentre as três regiões, Campsie tem a diferença mais gritante sobre seus residentes: nem 1/3 dos habitantes são australianos, tendo uma quantidade aproximada de também 1/3 de chineses. Já os coreanos figuram cerca de 5% da população.

Chatswood está localizada mais ao norte da cidade. É conhecida pela sua variedade de cafés e restaurantes, em grande parte de comida coreana.

Mas a verdadeira Koreatown de Sydney está na Rua Pitt (Pitt Street) entre as ruas Bathurst (Bathurst Street) e Goulburn (Goulburn Street). Lá, encontra-se diversos restaurantes, lojas de produtos típicos, karaokês, e nas proximidades ainda tem o Centro Cultural Coreano na rua Elizabeth (Elizabeth Street). É também na Pitt Street onde acontecem os principais festivais da cultura coreana a céu aberto na Austrália. Confira um vídeo sobre o Sydney Koreatown Festival ‘Arirang Korea’ de 2014.

Melbourne:

Em Melbourne a comunidade coreana diminui em comparação com Sydney, mas ainda tem uma concentração bem definida. Os coreanos e descendentes, seus mercados, lojas e restaurantes estão em torno da La Trobe Street. Ou também na Victoria Street North Melbourne, em frente ao mercado Victoria.

Gostou? Então não deixe de conferir sobre as koreatowns que já mencionamos neste especial: Japão, Los Angeles e Nova York nos Estados Unidos e no Canadá.

Fontes: Wikipedia (1, 2, 3, 4, 5), Vistar Entertainment e Sydney Oficial.

avatar
About Thami

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.