eagoraKorea

Imagem: Divulgação

O eagoraKorea é um projeto criado por estudantes brasileiros, participantes do programa Ciência sem Fronteiras, com apoio da Embaixada do Brasil na Coreia do Sul.

Foi inicialmente, concebido para um evento que aconteceu na cidade de Seul durante o primeiro semestre de 2015, porém, alguns dos participantes gostaram tanto da ideia que decidiram dar continuidade em busca de atingir um público maior do que seus respectivos círculos de amizade.

O projeto trata-se de um canal criado na plataforma YouTube™ com intuito de retratar a vida na Coreia sob a ótica de estudantes brasileiros. Experiências em relação à cultura – culinária, artes, tradições, lazer, e entretenimento – sul coreana, dificuldades causadas por choque cultural, relações interpessoais, e demais questões cotidianas na Coreia do Sul são apresentadas de maneira informal e direta nos vídeos. O eagoraKorea busca, também, ajudar, através da difusão de informações em português, brasileiros que possuam planos em vir à Coreia do Sul, seja por interesse em oportunidades de estudo ou emprego, seja por curiosidade em relação à cultura sul coreana.

A programação semanal do canal eagoraKorea será dividida em três grandes partes:

– Mesa Redonda: a proposta é debater assuntos diversos sobre a Coreia sob a ótica de cada participante.

– Entretenimento e Serviços: serão abordadas situações do cotidiano, essenciais para a vida na Coreia do Sul, tais como serviços de telefonia, transportes, e atividades de lazer e entretenimento vivenciadas pelos estudantes.

– Quickie: vídeos curtos, feitos com objetivo de mostrar dicas rápidas.

– Entrevista: cada semana terá a participação especial de um convidado brasileiro com vivência em diferentes áreas de conhecimento na Coreia do Sul.

O projeto eagoraKorea é formado por quatro estudantes de diferentes regiões do Brasil:

Guilherme Ximenes – Estudante de Engenharia de Sistemas na UFMG, Minas Gerais. Cursou um ano de intercâmbio na INHA University. Sua motivação para ir para a Coreia do Sul foi a vontade de viver em uma cultura bem diferente do comum.

Matheus Ferro – Estudante de Engenharia Ambiental na Unisinos, no Rio Grande do Sul. Cursou um ano de intercâmbio na EWHA Woman’s University. Teve o primeiro contato com a cultura coreana por conta do Taekwondo que foi, inclusive, uma das motivações para a escolha do país.

Patricia Suzuki– Estudante de Engenharia de Alimentos na Escola de Engenharia Mauá, São Paulo. Cursou um ano de intercâmbio na EWHA Woman’s University. Teve como motivação a sua descendência japonesa para explorar melhor a cultura asiática

Thatiany Nunes – Estudante de Design Gráfico na UNIFACS, Bahia. Cursou um ano de intercâmbio na Sogang University. Sua maior motivação para ir para Coreia foi conhecer a cultura coreana mais de perto após grande interesse obtido através de ler e assistir matérias sobre o país.

Assista o video de apresentação do projeto eagorakorea:

Inscreva-se do canal eagoraKorea AQUI

E acompanhe este projeto pelo Facebook!

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

One Response to EagoraKorea: a Coreia do Sul sob a ótica de estudantes brasileiros
  1. avatar

    Que maravilha, já tinha ouvido falar por alto, mas agora sei melhor sobre o assunto graças ao Brazilkoren obrigada!


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: