dubu

Imagem: namu.wiki

Você provavelmente conhece dubu, mas por outro nome. Sim, estamos falando do tofu, o nome japonês para o “queijo” de soja, mas que em coreano é chamado de dubu (두부). Famoso por ser um alimento saudável, é também ingrediente indispensável em algumas receitas coreanas.

Tofu ou dubu (두부) em coreano é um “queijo” de leite de soja coagulado e solidificado. O tofu é originado da China e foi introduzido na Coreia e Japão por volta do século 8, durante o período Nara (Japão). Mas o tofu se espalhou por toda a Ásia, sendo que cada país adaptou o uso do tofu, e por isso existem diversas formas de preparar e consumir o tofu (porque o tofu puro é realmente sem gosto e por isso ele é sempre preparado de forma a ficar mais saboroso).

Na culinária coreana, o tofu é usado principalmente em sopas e caldos como, por exemplo kimchi jjigae, doenjang jjigae, ou sundubu jjigae. Ele também é consumido frito, temperado com molho de soja, alho e outros ingredientes. O dubu também pode ser encontrado em comidas de bar (em coreano, anju -안주), normalmente na forma de dubu kimchi (두부김치), ou seja, tofu servido com kimchi fresco ou frito, no centro.

Hoje em dia, o tofu já é bem conhecido no ocidente, principalmente pela sua característica de alimento saudável, altamente protéico e nutritivo. Mas mesmo assim, o tofu é ainda pouco consumido e também pouco comercializado. Por isso, se você não encontra dubu ou tofu na sua cidade, prepare o tofu na sua casa. E não se preocupe com os ingredientes: você só vai precisar de soja em grãos e sal amargo.

Acesse a receita e outros detalhes no blog queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br e aprenda a fazer dubu.

Fontes: queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.bren.wikipedia.orgggbe.egloos.commp.blueweb.co.kr (fotos).

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.