Dosirak

Dosirak | Imagem: social.lge.co.kr

Dosirak ou marmita, é um tipo de refeição embalada em recipiente portátil, que pode ser consumida em situações diversas. Seja por praticidade, conveniência ou memória afetiva.

Outrora nomeada como “도슭” e “밥고리”, a 도시락 Dosirak faz parte da rotina alimentar coreana desde meados da Dinastia Joseon. Conforme menciona o Dong A Ilbo, um jornal de origem coreana ativo desde 1920.

Entretanto, apesar de sua funcionalidade ter continuado a se associar a ideia de alimentar e suster as pessoas de modo saudável, ela carregou durante muito tempo, um significado de distinção social a depender dos ingredientes compostos.

Por outro lado, em outros contextos esteve associada a redes de compartilhamento. Na escola, o momento de fazer uma refeição reunia jovens que curiosos pelas montagens, ingredientes e sabores preparados; ansiavam degustar suas marmitas e muitas vezes compartilhá-las. O aroma que emanava das dosirak e seu contexto, também era responsável por marcar a memória de muitos.

COMO MONTAR UMA DOSIRAK

Dispostas em recipientes de aço, metal ou plástico, as dosirak podem ser montadas com ou sem divisórias e até mesmo em camadas. A composição de ingredientes é que determinará o material e montagem. Sendo sua base, o arroz e os banchan. Sopas podem ser adicionadas, porém requerem áreas de armazenamento específico que mantenham também sua temperatura.

E se tratando de temperatura e conservação, a composição de uma dosirak é feita levando em consideração principalmente estes dois fatores. Além de sua qualidade nutricional. Por isso, muitas pessoas optam pelo uso de alimentos que não perderão sabor ou qualidade, independente da temperatura.

Veja uma composição base: Grãos (arroz, cereais), proteína, fibras (ervas, verduras, saladas) e vitaminas (frutas, vegetais).

NOVOS FORMATOS E CULTURAS

Comumente feita em casa, a dosirak ganhou novos formatos e adaptações na rotina coreana. Trabalhadores, estudantes e pessoas que possuem uma rotina corrida, preocupados em manter ao menos uma refeição diária saudável; ou ainda, economizar nos gastos mensais evitando comer em restaurantes; tem buscado preparar suas dosirak ou recorrer à versões vendidas nas lojas de conveniência. Que já conta com uma diversidade de proteínas, saladas e legumes.

Na atualidade, onde as pessoas procuram compartilhar cada vez mais seus estilos de vida e o que estão a fazer no dia a dia; a dedicação e o estilo de preparo de uma dosirak passou a ser apreciado. E é possível encontrar perfis no instagram especializados em montagens de marmitas, com visuais mais casuais ou até extravagantes com formas de animação.

Fonte: Namu e Korea Herald¹².

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.