Yeouido

Imagem: Alexandre Disaro

Gosta de andar de bicicleta? Você sabia que Seul tem uma vasta malha cicloviária esperando para ser explorada? Pois é, nesta semana levo você para uma pedalada ao redor da ilha de Yeouido, na capital sul coreana.

Carinhosamente chamada de a Manhattan de Seul, a ilha concentra arranha-céus,  três belos parques, um prédio com vista panorâmica (63 Building), acesso para um dos maiores mercados de peixe da Ásia (Noryangjin Fish Market) e vários restaurantes e cafés. É o centro financeiro, político e corporativo da capital.

E acredite, apesar disso tudo seu nome (Yeouido) significa ilha sem utilidade. Calma! Seu nome remete aos tempos em que ainda não se tinha controle do nível das águas do rio Han. Seu terreno plano constantemente era inundado pelas águas do rio nas épocas de cheia, sucumbindo parte da ilha e dificultando sua ocupação. Por muito tempo serviu como pasto e terra para plantação de amendoim. Entre 1929 e 1958, serviu de base para o Aeroporto Internacional de Seul. O aeroporto foi construído durante o período da ocupação japonesa e desativado com a transferência do aeroporto à base aérea de Seul (atual Aeroporto Internacional de Gimpo). Foi apenas em 1970 com a construção de uma ponte unindo a ilha à cidade que Yeouido começou a tomar a forma que tem hoje.

O perímetro da ilha é inteiro composto por dois parques, um em cada lado. Complementando, ainda há um terceiro parque em sentido longitudinal unindo o norte com o sul da ilha: o Yeouido Park (여의도공원). Este, foi construído sobre parte da pista de pouso do antigo aeroporto. Todo o percurso dos parques tem ciclovias, facilitando o deslocamento. Veio sem bicicleta? Sem problema, é possível alugar uma por ₩3.000 (aproximadamente R$ 9,00) a hora – uma hora é tempo suficiente para se percorrer a ilha numa velocidade constante e com algumas paradas.

Confira o post completo no Viver a Viagem, veja as fotos desse passeio e saiba onde alugar sua bicicleta.

Siga minha página no Facebook e Instagram.

avatar
About Alexandre Disaro

Editor associado (São Paulo) - Internacionalista de formação e fotógrafo por opção. Gosta de viajar e conversar sobre; cozinhar para amigos; passar horas praticando caligrafia; aprender idiomas; escrever; estudar bandeiras e tomar chá. www.alexandredisaro.com (site como fotógrafo) www.disaro.co (site do blog de viagem)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.