Cheonggyecheon - Alexandre Disaro

Foto: Alexandre Disaro

Olá!
Meu nome é Alexandre Disaro. Sou fotógrafo e vivo em São Paulo. Estive em Seul há pouco tempo e me apaixonei pela cidade. Há tempos estudo sobre a cultura coreana. Nesta série, divulgarei em parceria com o BrazilKorea algumas das minhas vivências na capital sul-coreana. Neste primeiro post convido vocês para conhecerem o incrível Cheonggyecheon.

Desde que comecei a ler sobre Seul, um dos lugares que mais me chamou a atenção foi o Cheonggyecheon. Por quê? Sua história, importância e projeto de revitalização me despertaram muito a curiosidade.
Creio que você já procurou imagens de Seul na internet e provavelmente viu muitos prédios, uma torre de  famosa, neons e alguma imagem como esta que ilustra o post. Dá para acreditar que este riacho já ajudou a cidade a controlar as enchentes, foi esgoto a céu aberto, separou ricos e pobres, foi aterrado e escondido debaixo de um viaduto por quase quatro décadas?
Em 2003 visando tornar Seul uma cidade mais ecológica o projeto de restauração do Cheonggyecheon tomou forma. Em 2005 foi inaugurado para o público e o córrego teve sua importância histórica e cultural restaurada. Hoje é um dos cartões postais de Seul, ponto de encontro dos seoulittes e um exemplo a ser seguido.

Atualmente, a região vive um crescimento sem precedentes. Tanto de dia quanto à noite, andei em Cheonggyecheon sem me preocupar com a segurança. Muitas pessoas passeavam se sentindo igualmente seguras. Prédios novos e antigos, pessoas sorrindo e usufruindo de uma área urbana para todos. Ao caminhar à beira rio fiquei a refletir em quão incrível é poder conhecer uma história de sucesso como essa. 

Ficou com vontade de conhecer mais?
Acesse o post completo no Viver a Viagem, veja mais fotos, conheça um pouco da história e aprenda a chegar neste fascinante lugar em Seul.

Siga minha página no Facebook e Instagram

Semana que vem tem mais!

Até mais. Annyeong!

avatar
About Alexandre Disaro

Editor associado (São Paulo) - Internacionalista de formação e fotógrafo por opção. Gosta de viajar e conversar sobre; cozinhar para amigos; passar horas praticando caligrafia; aprender idiomas; escrever; estudar bandeiras e tomar chá. www.alexandredisaro.com (site como fotógrafo) www.disaro.co (site do blog de viagem)

One Response to [Disaro no BK] Passeando por Cheonggyecheon
  1. avatar

    Este é o primeiro post da viagem que fiz há pouco tempo. Em parceria com o #BrazilKorea trarei muitas coisas legais para se fazer em Seoul. Curta, compartilhe e aguarde os próximos. (ˆ_ˆ)y


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.