diretores site

Imagens: modernkoreancinema.com

O cinema coreano destaca-se como um dos principais da Ásia. Neste especial, conheça vários diretores que tem contribuído para o sucesso da sétima arte.

Nos últimos 15 anos, a indústria de cinema da Coreia do Sul tem tido um constante crescimento e visibilidade na cena mundial, inclusive ganhando prêmios em tradicionais festivais, como Cannes, Berlin International Film e Venice International Film, além de atingir grandes marcas no que diz respeito a sucessos de bilheterias em seu próprio país. Conheça alguns dos mais famosos diretores coreanos:

Hong Sangsoo – Nasceu em 29 de outubro de 1960 em Seul. É diretor e escritor. Começou sua carreira cinematográfica na Universidade Chung-Ang, antes de se mudar para os Estados Unidos, onde recebeu seu diploma de bacharel pela Faculdade Califórnia de Artes e Ofícios e o mestrado pela Escola do Instituto de Arte de Chicago. Hong fez sua estreia como diretor aos 35 anos com The Day a Pig Fell into the Well em 1996. Elogiado pela crítica da Coreia do Sul por sua originalidade, o filme recebeu vários prêmios nacional e internacionalmente, incluindo três de melhor novo diretor. Muitos dos filmes de Hong têm recebido elogios por serem retratos e representações de relações humanas cotidianas. Embora a maior parte de suas obras não sejam consideradas comercialmente bem sucedidas, Hong é um dos mais conhecidos diretores coreanos no mundo do cinema internacional, e seus filmes de arte com baixo orçamento têm sido exibidos no Festival de Cannes, Festival Internacional de Berlim e  outros festivais de cinema.
Filmes famosos: Right Now, Wrong Then (2015), A Visitante Francesa (2012), Nossa Sunhi (2013), Hahaha (2009) Haebyeonui yeoin (2006). Acesse a filmografia completa do diretor, AQUI.

Kim Ki Duk – Nasceu em 20 de dezembro de 1960 em Bonghwa. É um dos mais conhecidos representantes da vanguarda cinematográfica coreana. Provêm de uma família de classe operária e não recebeu formação técnica como cineasta, começando sua carreira em uma idade relativamente tardia, aos 33 anos, como roteirista e diretor. Autor de uma dezena de obras, às vezes altamente experimentais, o ritmo pausado, assim como o forte conteúdo visual muitas vezes sangrento, o pouco uso do diálogo e a ênfase em elementos criminais ou marginais da sociedade, são característica de suas criações.
Filmes famosos: Spring, Summer, Fall, Winter… and Spring (2003), 3-Iron (2004) e Pietá (2012). Acesse a filmografia completa do diretor, AQUI.

JK Youn (Youn Je Kyun) Nasceu em 1969. JK YOUN é o diretor de Haeundae (2009), que foi o quinto filme coreano a vender dez milhões de ingressos, e um produtor que pode se orgulhar de performances de bilheteria melhores do que a média para todos os seus lançamentos. Sua estreia foi com o filme My Boss, My Hero (2001). Com personagens animados e histórias bem estruturados que trabalham em harmonia em seus roteiros e sob sua direção, YOUN estabeleceu uma base sólida na indústria como um diretor que sabe como vender. Seu estilo e capacidade de de humor e criar histórias comoventes foram revelados de forma consistente, não só nos filmes que ele escreveu e dirigiu, mas também os filmes que ele participou como produtor. Em 2013 voltou para a cadeira de diretor com Ode to My Father, lançado no final de 2014. Feito em um grande orçamento e cobrindo vários locais internacionais, bem como muitos acontecimentos históricos coreanos, Ode to My Father foi um fenômeno nacional que atraiu mais de 14 milhões de espectadores e foi exibido no Berlin International Film Festival. Filmografia completa do diretor, AQUI.

Não perca também a entrevista do BrazilKorea com o diretor coreano Im Heung Soon

Fontes: modern korean cinemaimdb e koreanfilm

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.