Dia do Hanbok

Dia do Hanbok / Fonte: http://overseas.weico.cc

Com elegantes linhas, cores, bordados e design único, o Hanbok tem atravessado gerações. Para celebrar, então, seu papel e importância na história coreana, foi criado o Dia do Hanbok.

Desde 1996, no dia 21 de Outubro, é celebrado o Dia do Hanbok por toda a Coreia. Instituída pelo Ministério da Cultura, Esporte e Turismo (MCST), a data tem como principal objetivo difundir o traje e preservar sua tradição de uso. O mês foi escolhido, pois, segundo o senso popular, outubro seria a melhor época para usá-lo, combinado a paisagem natural e as temperaturas equilibradas do outono.

Entretanto, diferentemente dos anos anteriores, este ano, o MCST decidiu ampliar a celebração do Dia do Hanbok. Lançando assim, a Hanbok Culture Week, onde, em todo o país, acontecerá programações especiais. Várias regiões estão sendo contempladas com atividades como desfiles de moda, flash mobs, prova do traje de forma gratuita e até descontos em lojas e marcas especializadas. Institutos culturais, museus e centros de artes também oferecerão uma programação temática.

A cerimônia de abertura da Hanbok Culture Week ocorreu em Jeonju, no Santuário de Gyeonggijeon. O tema escolhido foi “Hanbok as everyday. Everyday as hanbok”. Que busca incentivar mais pessoas a experienciarem o hanbok a qualquer hora e em qualquer lugar. Na ocasião, uma medalha da Ordem Geumgwan de Mérito Cultural foi entregue a família de Lee Young Hee. Designer pioneira de hanbok, teve importante contribuição para a promoção da vestimenta no país. Um desfile com peças assinadas por ela, foi organizado e contou com a participação da atriz e cantora Kim Jae Kyung e o ator Woo Do Hwan. Sendo, ambos, nomeados Embaixadores Honorários do Hanbok.

Confira em nosso acervo de matérias, outros conteúdos relacionados a este traje tradicional coreano, aqui!

Fontes: Korea Joong Ang DailyArirang News e Korea.Net

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.