casamento coreano

Fonte: amino

Nota: Essa lista de curiosidades serve para casamentos entre coreanos. Se você não é coreano, significa que sua família será multi-cultural e que nem todos os tópicos poderão ou serão aplicados. Nem todas as famílias seguem estes hábitos e tradições para seus casamentos.

O Brazilkorea já publicou sobre como é um casamento coreano, mas existem algumas curiosidades que vale a pena listar:

  1. Noivos devem ter a permissão do pai e da mãe.

Embora se casar é sobre amor, na Coreia, muitas pessoas vêem o casamento como união de famílias. E isso significa que a maioria dos planos de casamento estão em espera até o momento que ambos os familiares se encontrem.

As famílias dos possíveis noivos se juntarão para um jantar oficial em um restaurante agradável para garantir que ambas as famílias sejam perfeitas. E se os pais não aceitarem, então o casamento coreano tradicional pode não ocorrer como o previsto.

2. Os pais pagam a conta.

Um casamento coreano é caro, e isto não é muito diferente no resto do mundo. As pessoas não hesitam em gastar bastante dinheiro em seu casamento.

Porém na Coreia, quem paga o casamento são os pais do noivo e da noiva. Eles vêem isso como seu último dever em relação aos filhos.

Os custos de um casamento são sempre complicados e por isso as famílias tentam resolver entre si a divisão das despesas, se uma família for mais rica que a outra, eles se oferecem para pagar mais.

Geralmente a divisão fica assim:

Lado do noivo:

  • Cerimonia de casamento – 50%
  • Lua de Mel – 50%
  • Casa/Apartamento – 100%
  • Yemul (예물) – Presente de casamento para a família da noiva.

Lado da noiva:

  • Cerimonia de casamento – 50%
  • Lua de Mel – 50%
  • Mobílias – 100%
  • Yedan ( 예단 ) – presente de casamento para a família do noivo.

O Yemul (예물) vem de uma antiga tradição de dar presentes de casamento de fios vermelhos e azuis, hoje em dia, com mais recursos financeiros,  a família do noivo costuma dar de presente joias como: anel de diamante , brincos e colar (ou outras joias) .

As noivas retribuem o favor com o Yedan ​​(예단) , um presente para a família do noivo, geralmente em dinheiro que é igual a 10% dos custos da casa. E presentes para a família, como: roupas, casacos, bolsas, etc.

3. A noiva fica com seu sobrenome e não com o do noivo.

Em muitos lugares do mundo, a noiva quando se casa, recebe o sobrenome do noivo. Na Coreia a noiva continua com seu sobrenome.

Mas caso queira mudar, pode ser feito na Prefeitura.

4. Feriados podem significar trabalho (para as mulheres).

Feriado na Coreia é sinônimo de reunir a família, principalmente nos mais importantes como Chuseok (추석) e o Seollal (설날).

Na maioria das famílias coreanas, as mulheres ficam responsáveis pelo preparo das comidas, trabalhando o dia todo na cozinha.

Dica: Para os coreanos em geral, uma nova integrante na família que não ajude na cozinha, não é bem vista. Mesmo que não seja boa na cozinha, ela deve oferecer ajuda para causar boa impressão.

5. Ano novo significa menos dinheiro.

Assim como em muitos países asiáticos, o Ano novo na Coreia (Seollal – 설날) é um momento para as crianças receberem envelopes em dinheiro dos mais velhos, para levarem a escola e comparar com as outras crianças o quanto eles conseguiram.

Se um coreano for casado, significa que ele passou para o lado das pessoas que entregam dinheiro e terá presentear  seus filhos e sobrinhos.

6. Você pode ter que viver com seus pais (de novo).

Nas famílias coreanas com valores mais tradicionais, os filhos tendem a convidar seus pais para viver com eles quando os mesmos chegarem a uma idade avançada. Embora isto esteja mudando na Coreia, ainda é comum filhos se mudarem para a casa dos pais idosos, ou recebe-los para morar em sua casa.

Para mais curiosidades sobre o casamento coreano, o BrazilKorea tem várias matérias sobre esse assunto AQUI!

Fonte: seoulistic

 

avatar
About Taisa Aguilar

Editora Colaboradora (Rio de Janeiro - RJ) Estudante de Ciências Contábeis. Apaixonada desde muito tempo pela cultura asiática (principalmente japonesa e coreana). Cosplayer nos tempos vagos, adora assistir animes, ler mangá e ouvir música. Sonha um dia visitar a Coreia e o Japão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: