Culinária japonesa

IMAGENS: atonal.egloos.com, rashai.blogspot.com.br, www.lelong.com.my

Parece estranho falar de comida japonesa em um site sobre cultura coreana, mas o fato é que a culinária japonesa, adaptada ao gosto coreano, é algo muito comum de se encontrar na Coreia do Sul, mesmo nos restaurantes mais populares onde a maior parte do cardápio é da culinária coreana, e até mesmo em restaurantes universitários.

China, Coreia e Japão, durante a história, sempre se influenciaram de alguma maneira (não cabe a este post discutir questões históricas e polêmicas) e algo que sempre recebe muita influência dos outros países é a culinária. Assim como aconteceu no Brasil, onde existe a influência dos índios, dos portugueses e europeus e dos africanos na culinária brasileira, a Coreia também, de alguma forma recebeu influência na sua culinária de várias fontes. A influência da China é bem marcante (tema para outro post), e até mesmo influências recentes como a dos Estados Unidos, com os enlatados influenciaram no surgimento de novos pratos, como é o caso do budejjigae, que surgiu depois da presença dos americanos no país.

Da mesma forma, a culinária japonesa também se fixou na Coreia, sofrendo para isso pequenas adaptações, claro. É possível encontrar em qualquer restaurante mais popular (como exemplo a rede kimbap cheongug 김밥천국) ou até mesmo nos restaurantes das universidades os pratos omuraisu, que consiste em arroz temperado envolto em ovo e com ketchup por cima, tonkatsu, que é um filé de frango ou bife de porco frito com uma camada de farelo de pão, ou mesmo o udon, o macarrão japonês servido em uma sopa. O onigiri também é facilmente encontrado, mas na Coreia é mais comum a versão coreana do samgak kimbap. Esses pratos também são uma boa opção para os estrangeiros (que não gostam de pimenta) que visitam ou moram no país, pois são pratos sem pimenta, na maioria das vezes, e portanto ideal para quem não é fã das comidas coreanas muito apimentadas.

Interessante que os pratos japoneses tem um sabor mais suave, e muitas vezes de sabor doce ou agridoce. Mas na Coreia esses pratos são servidos de forma diferente: é comum entrar em um restaurante dito “japonês”, mas que tem como prato de acompanhamento  (banchan) o famoso kimchi. E ao ver receitas coreanas de onigiri ou omuraisu é comum ver, na lista de ingredientes, as pimentas coreanas frescas ou em flocos, ingredientes esses muito utilizados na culinária coreana.

E preparem-se, porque em breve tem receita do omuraisu, do tonkatsu e de outros pratos de origem japonesa aqui no BrazilKorea. Mas claro, sempre com o toque coreano, e sempre acompanhado do kimchi, que não pode faltar nunca.^^

 

Fontes: web.nkuht.edu.twen.wikipedia.orgwww.trifood.com

Fontes imagens: atonal.egloos.com, rashai.blogspot.com.br e www.lelong.com.my

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

One Response to Culinária japonesa na Coreia do Sul
  1. avatar

    parabens pelo site muito bom , gosto muito do seu site, aguardo mais conteudo como esse…


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.