brazilkorea História Moderna da Coreia

Imagem: http://4.bp.blogspot.com/

Descubra a história nunca antes contada das duas Coreias com o curso de História Moderna da Coreia da Yonsei University oferecido de forma gratuita e online.

A Yonsei University é uma universidade privada localizada em Seul, Coreia do Sul. Ela foi criada em 1885, e é amplamente conhecida por ser uma das melhores universidades privadas do país. Pessoas influentes como Park Jin Young (produtor da JYP), Luhan (membro do EXO), Yoon Jong-shin (compositor e apresentador), dentre muitas outras, estudaram nessa universidade.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a Coreia passou por uma vasta transformação em seu território ao ser dividida em duas partes. Um acordo entre os governos de Moscou e Washington dividiu a península coreana pelo “paralelo Nº 38” e criou ao sul a “República da Coreia” e ao norte a “República Popular Democrática da Coreia”.  Na primeira prevaleceu o sistema político capitalista, que foi amplamente influenciado pelos Estados Unidos, e na segunda, prevaleceu o comunismo influenciado pela então União Soviética.

O curso oferecido pela Yonsei tem como objetivo estudar a História Moderna da Coreia desde 1945 até os dias de hoje. Ele propõe abordar temas como: “Como a Coreia do Norte criou um modelo socialista de Estado e construiu um controverso programa nuclear embora seu colapso econômico?” e “Como a Coreia do Sul conseguiu um rápido desenvolvimento econômico embora décadas de regime militar e uma longa luta pela democracia?”.  E também, como são as relações entre a Coreia do Norte e do Sul hoje, além de apresentar os detalhes detrás do crescimento do K-pop e a rápida mudança demográfica na Coreia do Sul.

O curso será ministrado, em inglês, pelo professor de História Moderna da Coreia, Michael Kim, do departamento de Pós-Graduação em Estudos Internacionais da Yonsei University. Kim foi educado nos Estados Unidos, mas possui uma vasta experiência ensinando em universidades privadas na Coreia. Assim com suas qualificações, os participantes do curso poderão ter uma visão mais ampla sobre o tema.

Para se inscrever é  necessário fazer um cadastro no site FutureLearn. O curso é aberto a todos que tenham interesse em conhecer sobre a história da Coreia e possui a previsão de terminar em seis semanas. As aulas começaram no dia 15 de junho, mas ainda é possível se cadastrar.

Assista o vídeo de apresentação do curso (em inglês):

O SeoulMate criou um grupo de estudos no Facebook para que os integrantes do curso possam interagir com mais facilidade, segue o link (AQUI).

Fontes: SeoulMate (Facebook) , FutureLearn e Wikipedia

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.