comidas do verão coreano

Imagens: english.visitkorea.or.kr

O verão na Coréia traz temperaturas altas, tempo abafado e episódios de chuvas intensas. E, nessa época, as pessoas tentam fugir do calor indo para a praia,  piscina, cafés com ar-condicionado ou shoppings. No entanto, manter-se saudável durante o verão é, sobretudo, prestar atenção ao que se come. Conheça as imperdíveis comidas do verão coreano.

Os dias mais quentes na Coréia vão do início de julho até meados de agosto. O período é chamado de ‘Sambok deowi’ e, de acordo com o calendário lunar, é dividido em: Chobok (초복), o período que se inicia; Jungbok (중복), o meio; e Malbok (말복), o fim da onda de calor intenso do verão.

Quando se trata de alimentos de verão, existem duas principais escolas de pensamento na Coréia. Muitos coreanos tentam aliviar o calor e combater o cansaço causado pelo clima comendo pratos frios e alimentos saudáveis que são conhecidos por seus poderes restauradores. Porém, alguns preferem alimentos quentes e cheios de nutrientes para combater a fadiga. Esta ideia de “Yi Yeol Chi Yeol” (luta de calor com calor) é derivada dos princípios da medicina tradicional coreana. Originalmente, o termo foi utilizado para se referir a um tratamento médico para a cura de resfriados no qual o corpo de um paciente com febre foi mantido o mais quente possível, a fim de libertar o calor do corpo. No espírito de “Yi Yeol Chi Yeol,” a luta de calor com calor propõe alimentos quentes para o verão.

Comidas do verão coreano – Aumento de energia através de alimentos quentes:

Samgyetang: A famosa sopa de galinha com ginseng é cheia de ingredientes nutritivos e amplamente conhecida por suas propriedades restauradoras. O prato é preparado com uma galinha inteira, recheada com alho, arroz, gengibre, raiz de alcaçuz e outras ervas. Os preços variam entre 10.000 e 13.000 won. No estilo restaurantes fusion de samgye-tang é possível encontrar novas adições a este prato clássico, que variam de abalone e ginseng selvagem a pó de semente de Perilla ou mesmo chá verde.

Jjimdak: Outro prato que não pode deixar de ser citado é o jjimdak (찜닭). Ele é uma mistura de frango, pimentas, cogumelos, cenouras e outros legumes servidos em um caldo saboroso, doce e picante, à base de molho de soja. O Jjimdak é caracterizado pelo seu forte sabor, por isso é muitas vezes servido acompanhado de combinado dongchimi (kimchi de rabanete), o que ajuda a neutralizar parte do tempero.

Comidas do verão coreano – Macarrão Frio:

O BrazilKorea fez um post especial sobre macarrão frio e também sobre restaurantes em Seul. Confira AQUI.

Comidas do verão coreano – Bingsu, a sobremesa de raspadinha de gelo

Bingsu (빙수): Enquanto o sorvete tem, há muito tempo, sido um deleite de verão favorito no Ocidente, ele apenas tornou-se popular na Coréia no século passado. O tradicional Bingsu é uma sobremesa feita de raspas de gelo, frutas, bolo de arroz, leite adoçado e xarope de frutas. Ao invés de apenas o original patbingsu (bingsu com feijão vermelho), hoje existe uma grande variedade de bingsu que se tornaram populares. Nos últimos anos o sorvete foi adicionada à mistura, mas ainda há muitos lugares que servem a versão original deste saboroso e refrescante doce.

Para os que acham a combinação de feijão vermelho gelado estranha, há uma abundância de bingsu livre de feijão. No verão, a Coreia torna-se um paraíso para os amantes bingsu e a maioria dos cafés, padarias e restaurantes de fast food vendem.

Para maiores detalhes sobre as comidas do verão coreano e indicações de restaurantes em Seul, visite: Visit Korea

Fonte: Visit Korea

Este artigo faz parte do projeto “Korea Tourism Global Super Connector 2015” criado pela Korea Tourism Organization

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: