Inverno Coreano

Fonte: facebook.com/koreatourism

Na Coreia, no dia 7 de novembro iniciou-se o inverno pelo calendário lunar, esta data em coreano chama-se  ipdong (입동). Com a chegada desta estação, algumas comidas oferecidas pelas ruas das cidades coreanas são delicias imperdíveis.

Bungeoppang (붕어빵)

Umas das cenas de inverno mais comuns na Coreia é a de carrinhos de comida que vendem bungeoppang (붕어빵). Ele é feito com uma massa de farinha em forma de  bungeo (carpa)  e recheada com pasta de feijão vermelho e pode variar ligeiramente em forma e cor dependendo da quantidade de farinha utilizada e o tempo de cozimento.

Para muitos coreanos, a visão de bungeoppang fresquinhos e seu aroma doce no ar é um sinal de que o inverno realmente chegou. Hoje em dia, você pode encontrar uma grande variedade de bungeoppang como ingeoppang (잉어 빵), mini-bungeoppang e bungeoppang e com recheios diferentes da pasta de feijão vermelho tradicional. Os preços variam por região, mas de 3 a 5 bungeoppang costumam custar 2.000 wons.

DICA! Teste de personalidade com o Bungeoppang
Diz-se que a forma como alguém come o bungeoppang diz muito sobre sua personalidade. Você come primeiro a cauda ou a cabeça? Aqueles que mordem a cabeça primeiro são indivíduos positivos e apaixonados; aqueles que vão para a cauda primeiro são sensíveis, românticos e elegantes. Da próxima vez que você comer este petisco, faça com seus amigos o teste de personalidade bungeoppang.

Hoppang (호빵)

Este bolinho pré cozido, geralmente é aquecidos a vapor ou no microondas antes de ser comido. Tradicionalmente o hoppang é preenchido com pasta de feijão vermelho, mas outros recheios incluem carne, queijo, legumes, batata doce,  doce de abóbora e muito mais. Além disso, a forma de hoppang tornou-se mais variada ao longo do tempo. Seu nome deriva da onomatopéia coreana “ho ho” para soprar a comida quente. Cada bolo custa em torno de 700 a 1.000 wons. E pode ser comprado em lojas de conveniência, pequenos supermercados, vendedores ambulantes e mercados.

Castanhas Assadas (군밤)

As castanhas assadas são um dos lanches de inverno mais populares pela facilidade de serem feitas em casa. Apesar de levarem um longo tempo para cozinhar, o tempo de cozimento garante mais sabor. Geralmente são vendidas perto de mercados tradicionais em pequenos sacos de papel e custam entre 2.000 e 3.000 wons.

Tteokbokki (떡볶이)

Tteokbokki é um prato muito popular na Coreia que tem um sabor muito picante e doce. O ingrediente principal  é 0 Garetteok (massa de arroz em forma de tubos brancos), que é misturado com Eomuk  (어묵 – surimi de peixe) e vários vegetais como cebola, repolho e cenoura e pasta de pimenta vermelha. Facilmente encontrado em toda a Coreia. É possível encontrar diversos restaurantes em estilo franquia  e uma maior variedade de sabores disponíveis, incluindo aqueles que utilizam curry e queijo. Os preços variam por loja, mas geralmente custam entre 2.500 a 3.500 wons.

Kkochi Eomuk (꼬치 어묵)

Outro lanche favorito que os coreanos gostam de comer no inverno é kkochi Eomuk (꼬치 어묵 – espetos de surimi de peixe). E é preparado em espetos cozidos em um caldo aromatizado com rabanetes e algas. Ao contrário Tteokbokki, o Eomuk não é picante e seu preço varia entre 500 e 1.000 wons.

Hotteok (호떡)

Este tradicional doce de inverno é fácil de fazer. No inverno, lugares como Insadong e Mercado de Namdaemun, em Seul estão repletos de vendedores de hotteok que servem estas deliciosas pequenas panquecas. Feitas com massa de farinha e recheadas com uma mistura de açúcar, amendoim e canela,  as panquecas são fritas em óleo. Algumas das variações recentes incluem hotteok recheados com legumes ou sementes. Tenha cuidado na primeira mordida, embora o recheio seja delicioso, por vezes é muito quente. Como outras comidas de rua na Coreia, o hotteok custa em torno de 1.000 wons cada.

O BrazilKorea ensinou a receita de Hotteok. Para aprender a fazer esta delicia clique AQUI

Fonte: KTO

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About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

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