bulgogi de bode

Bulgogi de Bode | Foto: Thalita Chargel

Escondido nas tranquilas ruas do bairro Espinheiro, em Recife – PE, o restaurante Burgoguí é um tradicional restaurante coreano. Uma excelente oportunidade para experimentar as delicias da culinária da Coreia do Sul e conhecer o bulgogi de bode.

Dividido em 3 ambientes, o restaurante abriu há mais de 10 anos na rua Venezuela, 153 e recebe um público bem eclético. Famílias vizinhas, amigos, fãs de kpop e kdrama.  No cardápio, pratos bem conhecidos entre os amantes da cultura coreana: Bibimbap, Jajangmyeon, Mandu, Kimbap e a estrela da casa, Bulgogi, o famoso churrasco coreano. Já para beber, além de refrigerantes, chás coreanos e soju  (confira aqui como tomar Soju como um autêntico coreano).

A cozinha é comandada pela Senhora Choi, que quando tem muito movimento ajuda a servir uma mesa ou outra. Mesmo que você nunca tenha comido comida coreana na vida, o garçom vai te explicar tudo direitinho. Desde os pratos, como pedir e até como comer.

Porém, o que mais surpreende é o sabor … Aconchegante, por falta de uma expressão melhor. Tem aquele gostinho de comida de conforto (comfort food), comida de infância. E mesmo que essa seja sua primeira experiência comendo comida coreana, é possível apreciar esta sensação .  

O preço não é exatamente barato, mas pela quantidade servida e pela qualidade, é bem justo. Uma porção de Bulgogi de carne de boi, para duas pessoas sai por R$75 (preço referente a setembro de 2018).

Adaptação ao paladar local

O garçom  explica que muitos pratos foram sendo adaptados ao paladar local ao longo dos anos. “O kimchi mesmo é bem mais suave que o kimchi feito na Coreia”. O caldo que acompanha o bulgogi acabou também ficando menos doce”. Mas talvez o que chame mais a atenção no cardápio, seja o Bulgogi de Bode.

A carne de bode não é comum na culinária coreana, mas é quase uma marca registrada da culinária autenticamente pernambucana. Seu forte sabor orna bem com o toque adocicado do molho do bulgogi. 

Muito além da comida

Além do restaurante, a senhora Choi e seu marido comandam uma escola de Quiro-acupuntura coreana e uma escola de língua coreana no bairro do Cordeiro, também em Recife.

Restaurante Burgogui
Endereço: Rua Venezuela, 153 | EspinheiroRecife – Pernambuco
Telefone: (81) 3423-0692

avatar
About Thalita Chargel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.