churrasco coreano

Imagem: Restaurante New Shin-la Kwan

Churrasco se refere a uma maneira de preparação de carnes na brasa, sendo as mais comuns de gado, frango ou porco. O churrasco coreano não foge a este conceito. Porém as carnes são grelhadas na mesa, seja através de um local próprio para colocar a brasa ou em churrasqueiras portáteis.

As churrascarias coreanas sao chamadas de gogi-jip e claro os pratos mais conhecidos são o Bulgogi e Samgyeopsal.

As carnes podem ser marinadas em um molho especial ou não. Porém o mais tradicional churrasco na brasa coreano é o Galbi que é geralmente feito com um corte especial de costela bovina (com osso), e que pode ser chamado de “sogalbi” (소갈비) ou “soegalbi” (쇠갈비). O prefixo “so” ou “soe” (carne) é freqüentemente omitido quando se refere a carne de costela. O  Galbi também pode ser feito de porco ou frango.  Nestes casos, o prato é chamado “dwaeji galbi” (돼지 갈비) ou “dak galbi” (닭 갈비).

Em São Paulo, os editores do BrazilKorea descobriram o restaurante New Shin-la Kwan, administrado pela família Kim. Conversamos com Sae Kim, que nos mostrou como grelhar a carne, os acompanhamentos e a maneira de enrolar a carne com alface. Apesar da especialidade da casa ser o churrasco coreano, recomenda-se experimentar os outros pratos do vasto cardápio.

O restaurante tem como diferencial estar aberto para almoço e jantar todos dias, inclusive aos sábados e domingos. Outro detalhe interessante é que os garçons conseguem ajudar o cliente não habituado aos pratos coreanos em sua escolha. Explicando cada um deles.

Dicas: Os restaurantes coreanos não colocam facas na mesa. Tesouras e espátulas dão conta do recado em todas as refeições inclusive no churrasco coreano, seja respeitoso e flexivel em relação as tradições de outros países.

Coreanos não costumam ficar horas sentados conversando e convivendo em restaurantes. Na etiqueta coreana, restaurante é apenas para a refeição, sendo que existem bares, cafés ou norebangs para depois do almoço ou jantar.

Restaurante New Shin-la Kwan
Rua: Prates, 343 – Bom Retiro – SP
FacebookInstagram

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

2 Responses to Churrasco Coreano – Experimente esta delícia em São Paulo
  1. avatar

    Olá!
    Interessante mesmo. Poderia partilhar o preço?
    Valeu!!!


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: