Chimaek

Imagem: www.ilbe.com

Você sabe o que é Chimaek? Chimaek é  a combinação das palavras coreanas chikin (치킨), derivada do inglês chicken (frango), e maekju (맥주), que significa cerveja, formando assim a palavra chimaek (치맥), que é nada mais nada menos que frango frito acompanhado de uma cerveja gelada. Mas você sabe como esse hábito se iniciou na Coreia do Sul? E porque virou tendência?

O chimaek é algo relativamente recente na cultura coreana. O frango frito foi introduzido como prato de acompanhamento para a cerveja nos bares coreanos nos anos 70 e rapidamente ganhou popularidade entre os trabalhadores.  Desde então o chimaek faz parte da cultura coreana. Mas foi a partir da Copa do Mundo na Coreia-Japão que o chimaek ganhou ainda mais popularidade, quando os coreanos passaram a torcer para o time coreano nos bares coreanos com cerveja e frango frito. E até hoje o chimaek é muito associado ao futebol, sendo muito procurado pelos coreanos quando vão assistir uma partida de futebol nos estádios.

page

Imagem: http://www.agrafood.co.kr

Mas atualmente o chimaek ganhou ainda mais popularidade por causa do dorama coreano My Love from the star, onde a personagem Cheon Song Yi, papel da atriz Jun Ji Hyun, em sua personagem disse : “when I feel down, I look for chimaek. It’s perfect on the day of the first snow”, que pode ser traduzido como “quando eu estou pra baixo, eu procuro por chimaek. É perfeito no primeiro dia de neve”  Depois dessa única fala da atriz principal, o chimaek se tornou a febre atual entre os coreanos. E o sucesso do chimaek atingiu também os chineses, pois também são telespectadores dos doramas coreanos e influenciados  pela televisão coreana.

Na Coreia, o chimaek é facilmente encontrado nos bares noturnos e agora a tendência se espalhou entre os chineses, que também se iniciaram no hábito de beber e de comer frango frito, da forma como os coreanos fazem. O sucesso é tão grande na China atualmente que as franquias de frango frito coreanas estão se tornando muito populares também nas principais cidades da China, graças ao dorama coreano.

Deu vontade de comer chimaek? Se você está na Coreia ou pretende ir em breve, fica aqui a dica de um lugar onde você pode provar o chimaek.

Em Shinchon: 2-2 Changcheon-dong, Seodaemun-gu, Seoul (더 후라이팬, 서울특별시 서대문구 창천동 2-2번지). +82 2 393 7707

www.thefrypan.co.kr

Fontes: CNN, AgraFood

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: