Cheonggye Plaza

Imagem: theseoulguide.com

Cheonggye Plaza é uma praça localizada no centro da cidade de Seul. Nela a natureza e o espírito humano unidos, se tornam um só.

A Cheonggye Plaza (청계광장), localizada no centro da capital da Coreia homenageia a restauração do córrego Cheonggyecheon (청계천) que percorre mais de 8,4km através de Seul.

A praça tem um espaço de 2.314m². Seu comprimento é de 160m, enquanto sua largura é de 50m. e localiza-se nas extremidades do córrego levando aos visitantes uma sensação de paz e tranquilidade.

O destaque da praça é uma colorida escultura vermelha e azul de 20m de altura, que é conhecida como Escultura da Primavera, representando a nova vida que foi dada ao local. As fitas coloridas que circulam pelo lado, foram inspiradas na roupa tradicional da Corea, o Hanbok (한복). Essas duas cores significam a unidade dos opostos na natureza e no espírito humano, que unidos se tornam um só.

Uma curiosidade sobre a escultura em espiral, é que ela foi criada com base no design tradicional do bojagi (보자기) coreano (um tecido colorido tradicional do país para fazer embalagens).  A obra foi criada por Coosje Van Bruggen e Claes Oldenburg, e se tornou um símbolo importante para Seul e para a restauração do Córrego.

Na praça há placas que explicam detalhadamente sobre as 22 pontes que abrangem o córrego, assim como as fontes que contemplam a área.

Após a construção da praça, o governo metropolitano de Seul determinou a área como um local intransitável para veículos nos feriados, proporcionando mais espaço para lazer e diversão os visitantes. Vários eventos acontecem no local, como pequenos concertos, fansing de grupos de K-pop e até mesmo festivais, como por exemplo o Hi Seoul Festival.

O local é muito popular atraindo turistas nos fins de semana e no verão, e tambem protestos e encontros políticos.

Assista o vídeo do site The Seoul Guide.

Fontes: The Seoul Guide, Visit Korea e Talk To Me In Korean

avatar
About Jéssica Lisboa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: