BrazilKorea Princesa

Image: korea.net

“Estou preocupada com a sua saúde, pois está muito quente devido as monções. Cheguei a pensar que ela podia ter se recuperado, mas ainda me pergunto como ela está se sentindo hoje. Minha filha tinha sintomas de uma erupção cutânea. Eu me pergunto por que ela não pode descansar … É por causa do tempo quente?”

Rainha Sunwon, mãe da princesa Deogon

Esse trecho faz parte de uma carta escrita pela Rainha Sunwon (순원 왕후, 純 元 王后) (1789-1857), rainha do 23º rei de Joseon , o Rei Sunjo (純 祖) (1790-1834). Ela foi escrita para seu genro, Yun Eui-seon (윤의선, 尹宜善) (1823-1887). Na carta, a rainha se mostra preocupada com a saúde de sua filha, a princesa Deogon (덕온 공주, 德 溫 公主) (1822-1844), perguntando sobre sua infecção do olho e erupção cutânea. A rainha enviou a carta, juntamente com medicamentos, mostrando seu amor e carinho para sua filha.

Esta carta é parte de uma nova exposição no Museu Nacional Hangul, “Um dia de casamento no outono de 1837: Materiais em hangul relacionadas a princesa Deogon”.

Do dia 13 setembro a 18 dezembro, a exposição irá apresentar diversos materiais escritos em Hangul, incluindo cartas e livros, que revela um pouco sobre o casamento e a vida de casada da princesa Deogon, a princesa mais nova do rei Sunjo. Esta é a primeira vez que todo este material é exposto ao público.

O título da exposição e seu dia de abertura é derivado do dia do casamento real da princesa: 14 de setembro de 1837. Esta exposição apresenta não só o casamento e vida conjugal da princesa, mas também o uso do alfabeto Hangeul, e o amor maternal mostrado pela rainha Sunwon.

princecss_things_l1A primeira parte da exposição centra-se na cerimônia de casamento que foi realizada quando a princesa tinha 16 anos de idade. Um dos documentos mais notáveis em exposição no museu é uma lista de artigos do casamento preparados pela rainha Sunwon para sua filha e seu genro. Todos os objetos são gravados em detalhes, incluindo informações sobre a pessoa que recebeu e que enviou cada item, bem como o nome e número de cada item.

Esses itens incluem ferramentas de costura, como tesouras e botões, utensílios de cozinha como tigelas e pratos de arroz e artigos de papelaria, tais como escovas e tinteiros. Os frequentadores do museu também pode ver alguns dos artigos do casamento reais que foram preservados, como decorações norigae.

A segunda parte mostra a vida de casada da princesa, que viveu em Jeodong, hoje distrito Jung, no centro de Seul. Ele mostra as cartas enviadas pela rainha Sunwon a sua filha e outros materiais escritos pela princesa Deogon, que gostava de ler e escrever.

img_9753_1_ar_l1Outra parte interessante da exposição são os itens de áudio e vídeo preparados para os visitantes. Em cada canto do museu, é possível aprender mais usando tablets e outros dispositivos que usam realidade aumentada (AR).

O diretor do Museu Nacional Hangeul Kim Chulmin disse: “A lista de artigos do casamento para a Princesa Deogon está sendo aberto ao público pela primeira vez graças a esta exposição, e esta é até agora o único documento existente que temos verificado que mostra a lista de itens de casamento para uma princesa Joseon”.

“Esta exposição não só mostra o amor materno da rainha para sua filha, mas também a vida de elegância apreciada pela família real Joseon”, disse ele.

Exposição “Um dia de casamento no outono de 1837: Materiais em hangul relacionadas a Princesa Deogon”.

Local: Museu Nacional Hangul

Endereço: 139, Seobinggo-ro, Yongsan-gu, Seoul – 서울특별시 용산구 서빙고로 139 (용산동6가)

Como chegar: Estação Ichon do metrô – Linha 4 –  Saída 2.
Caminhe em frente cerca de 700m.

Site: www.hangeul.go.kr

Fonte e imagens: korea.net

avatar
About Taisa Aguilar

Editora Colaboradora (Rio de Janeiro - RJ) Estudante de Ciências Contábeis. Apaixonada desde muito tempo pela cultura asiática (principalmente japonesa e coreana). Cosplayer nos tempos vagos, adora assistir animes, ler mangá e ouvir música. Sonha um dia visitar a Coreia e o Japão

One Response to Exposição mostra a vida de casada de uma princesa de Joseon
  1. avatar

    Que lindo, queria muito visitar a exposição.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: