jogos tradicionaisNo próximo fim de semana acontece em São Paulo o 8° Festival de Cultura Coreana. Dentre os convidados e as atrações que o festival receberá, você poderá conhecer os Jogos Tradicionais, no qual a equipe do BrazilKorea é responsável. Aprenda a brincar de Ttakji, Jegi e Dakssaum, e venha se divertir conosco!

Ttakji – 딱지
Ttakji é um brinquedo tradicional coreano, feito de dobradura em papel. Batalhas de Ttakji são uma brincadeira onde se coloca o Ttakji do oponente no chão e se arremessa o próprio Ttakji sobre ele. Caso o ttakji do oponente seja virado, quem arremessou vence. É um dos jogos tradicionais mais populares e foi uma das competições no seriado de TV Running Man (AQUI).

Aprenda a fazer o seu Ttakji AQUI

Jegi – 제기
O Jegi é parecido com uma peteca brasileira, feito de papel ou tecido fino em tiras. Quando jogado individualmente vence quem fizer mais embaixadinhas. Caso se dividam times, a vitória é dada de acordo com a quantidade de embaixadinhas realizadas pelo time. Há também como jogar de forma que todos se juntem em círculo, onde há regras diferentes: se a pessoa tirar o pé do chão, ela deverá chutar o Jegi. Caso ela tenha tirado o pé do chão para chutar, mas outra pessoa chutar no lugar dela, a pessoa que não conseguiu chutar é desclassificada. Quem sobreviver por mais tempo vence. O jogo em sí chama-se Jegi Chagi (제기 차기), chagi (차기) vem do verbo chada (차다), que quer dizer chutar. Aprenda a fazer o Jegi AQUI.

Assista o MBLAQ jogando Jegi:

Dakssaum – 닭싸움 

Dakssaum pode ser traduzido como briga de galo. Cada participante deve segurar seu calcanhar ou seu tornozelo, pulando em um pé só e tentando derrubar o oponente com o joelho ou com o corpo.
Não é permitido soltar o pé segurado com as mãos nem trocar de pé porque está cansado. Deve-se ficar equilibrado em um pé, golpeando o oponente de baixo para cima, de cima para baixo ou avançando de frente contra ele para derrubá-lo ou fazê-lo soltar o pé. Quem cair ou soltar o pé primeiro perde.

Assista o vídeo que explica detalhadamente sobre como jogar AQUI.

Agradecimentos: Lisa Um

Fontes (texto): Lisa Um, Sendmetokorea e Wikipedia

Fontes (imagens): VisitkoreaKorean ClicksRunningMancast e Wiki

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

One Response to Jogos Tradicionais Coreanos: Ttakji, Jegi e Dakssaum
  1. avatar

    […] o 8º Festival de Cultura Coreana onde houve a oportunidade de aprender e desfrutar de algumas brincadeiras coreanas. Hoje, você conhecerá um jogo coreano chamado Gong-gi, que também é tradicional na cultura […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: