Brazilkorea Brasil Kpop Cover Up&Down

Imagem: flickr.com/brazilkorea

Hoje na serie Brasil Kpop Cover você irá conhecer o talentoso Up&Down de São Paulo, um grupo misto que usa as diferenças a seu favor.

O Up&Down foi criado no dia 14 de janeiro de 2012 graças ao K-pop Cover Challenge do mesmo ano, que serviu como estímulo para os integrantes criarem um grupo cover de k-pop. O nome “Up&Down” foi inspirado na letra da música do grupo coreano SHINee.

Os ensaios acontecem aos domingos e geralmente começam às 9 horas da manhã e terminam às 18 horas. O grupo sempre ensaia em Campos do Jordão na escola de dança cujo cinco dos integrantes fazem/ou já fizeram aulas de dança. Apesar dos ensaios ocorrerem em Campos do Jordão, apenas um integrante mora na cidade, os outros moram em Taubaté, Lorena e São José dos Campos, onde fazem faculdade, mestrado ou trabalham. Hoje fazem parte do U&D 6 dançarinos, são eles:

Amanda do Nascimento – Líder,23 anos. Encarregada de coordenar os ensaios e as apresentações.

Fernanda da Silva – 23 anos, visual. Cuida da parte mais feminina do grupo e das partes que exigem mais flexibilidade.

Felipe Ribeiro – 24 anos, líder dancer e o mais velho. Encarregado das acrobacias, postagens e edições dos vídeos.

Bruno da Silva – 18 anos, visual e maknae. Membro mais recente do grupo e é o responsável pelas postagens no Facebook.

Mayara da Costa – 18 anos, maknae. Encarregada da maquiagem e da logística para às apresentações.

Flávia Kishimoto – 21 anos, main dancer. Responsável pela parte técnica das coreografias.

Brazilkorea Brasil Kpop Cover Up&Down

Imagem: facebook.com/groupupanddown

A escolha do papel que cada integrante terá nas coreografias é feita a partir de uma avaliação do perfil de cada membro (altura, expressão, facilidade com os movimentos, etc). Em entrevista ao BrazilKorea, os membros admitiram que tem preferência por dançar coreografias masculinas, mas não descartam a possibilidade de no futuro apresentarem girlbands.

Quando questionados sobre um grupo coreano em específico que serve como inspiração para os integrantes, o U&D respondeu que não há apenas um, mas que gostam e admiram alguns como INFINITE, B.A.P, BTS, B1A4, VIXX, C-CLOWN, SHINEE, BEAST, BOYFRIEND. “Nós do grupo sempre buscamos nos assemelhar ao grupo que estamos fazendo o cover.” relataram os membros.

Ainda em entrevista, o Up&Down relatou sem receio algum que a fonte de inspiração deles não vem apenas dos artistas da Coreia, mas também dos próprios colegas brasileiros de cover. Contaram que mesmo morando no interior eles sentem muita vontade de fazer parceria com grupos da capital do estado e talvez até de outras partes do Brasil, isto seria muito honroso e contentador aos membros.

As apresentações mais marcantes foram da música B1A4-What’s Happening “Pois nos divertimos muito e nos sentimos conectados com o público, além de termos ficado em segundo lugar no K-pop Cover Challenge em 2013, garantindo uma vaga para a final.“, e VIXX-Eternty “Nos classificamos em quarto lugar garantindo a nossa vaga para a final em dezembro, esse dia foi especial, pois além de nos classificarmos fomos avaliados pelo grupo Cross Gene, não conseguimos descrever tamanha emoção”, relatou o grupo cover.

O U&D confessa que não almeja ganhar lucros financeiros com os covers mas que também não é apenas uma brincadeira, “O Up&Down nasceu da vontade de dançar as coreografias de grupos que amamos, sem pensamentos de vencer e levar troféus, lógico que ganhar sempre é bom, mas isso não é importante para nós. O que sempre falamos em cada apresentação é que o mais importante é se divertir e divertir o público. É muito boa a sensação de dançar com o público cantando, gritando e reconhecendo o nosso trabalho, isso é bem melhor que qualquer prêmio”, argumentou o grupo. Eles recebem bastante apoio de seus pais, amigo e familiares, podem até ser considerados como os fãs número 1 do grupo.

Para os que estão dando os primeiros passos no cenário do k-pop cover no Brasil, o Up&Down tem um recado especial para dar: “Entrem com tudo sem medo de errar ou ser criticado. Se vocês gostam de dançar ou cantar, por que não fazer com as músicas daqueles idols favoritos? Além de que podem criar grandes laços de amizade e se apresentar para um público que gosta das mesmas coisas que vocês.”

O Up&Down conquistou o 1º lugar quatro vezes na competição K-pop Covers no Anime Orion, em São José dos Campos. Também foram finalistas no Dream Concert em 2014 e finalistas no Kpop Cover Challenge em 2013, 2014 e em 2015.

Você pode conferir as talentosas habilidades do Up&Down através dos vídeos no canal oficial no Youtube. E também ficar atento as novidades pela página do grupo no Facebook.

Agradecimento: Amanda de Melo e ao grupo Up&Down

avatar
About Carolina

Editora de Conteúdo (Curitiba-PR) - estudante, futura designer e fotografa, desde criança apaixonada pela cultura oriental em geral, mas principalmente japonesa e coreana, disposta a aprender e divulgar as culturas que tanto gosta.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.