Biblioteca Song Am

Imagem: http://www.koreatimes.co.kr/

A biblioteca Song Am é a primeira biblioteca inteiramente em braile e foi aberta no distrito de Nam na cidade de Incheon visando oferecer conteúdos acessíveis a comunidade cega.

A fim de oferecer não só um espaço de sociabilidade e acesso a conteúdos literários em braile, o governo de Incheon investiu 2,1 bilhões de wons em estrutura e tecnologias voltadas para o projeto da Biblioteca Song Am. Atualmente, cerca de treze mil pessoas cegas vivem em Incheon, o que representa um contingente de 10% da população portadora de deficiência que reside na cidade.

Além de dispor de um acervo de mais de 3 mil livros em braile, a biblioteca Song Am realiza transcrição de livros para o Braile com a máquina especializada, Braillo 400SR. Após a transcrição das obras, versões em áudio também são produzidas e disponibilizadas ao público.

Song Am, nome da caneta de Park Du Sung, idealizador do alfabeto coreano em braile, foi escolhido para nomear a biblioteca, que possui uma área com cento e sessenta itens do acervo do professor, entre livros e máquinas  de braile.

Park Du Sung trabalhou como professor na Escola Nacional de Seul para cegos durante a ocupação japonesa da Coreia.

BRAILE COREANO
O Braile coreano, desenvolvido em 1926 por Park Du Sung, foi inspirado no idioma coreano e reflete seus padrões, diferenciando as consoantes iniciais, as vogais e as consoantes finais, além de possuir os caracteres para dispositivos gramaticais e pontuação. Entretanto, a primeira codificação tátil do hangul, foi idealizada pela educadora americana Rosetta Hall em 1984. Durante quarenta e quatro anos ela residiu na Coreia, ajudando a desenvolver recursos educacionais para pessoas com deficiência. Além de ter fundado a Escola Pyeongyang para Cegos e Surdos, fundou também o Instituto de Formação Médica das Mulheres, que mais tarde ficaria conhecido como Colégio de Medicina da Universidade da Coreia em Seul.

A Biblioteca Song Am abre de segunda a sexta, das 9h as 18h.

Fonte: KoreaTimes | Wikipedia¹²

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: