Aulas de K-pop

Aulas de Kpop – Acervo BrazilKorea

Durante o mês de maio, o BrazilKorea acompanhou as aulas de k-pop realizadas pela Embaixada da Coreia. O resultado traz a produção de uma entrevista e um videoclipe da coreografia aprendida pela turma.

Desde novembro de 2017, a Embaixada da República da Coreia do Sul em Brasília tem oferecido aulas de k-pop. Essa e outras iniciativas fazem parte do projeto de abertura das portas da embaixada para a comunidade local.  Para acompanhar de perto a experiência, durante um mês o BrazilKorea participou das aulas com o objetivo de mostrar que: dançar K-pop independe de idades ou conhecimento de dança.

As aulas de k-pop eram conduzidas pelo professor Guilherme Adriel dos Santos com o auxilio da dançarina Sarah Raquel das Mercês. Ambos fazem parte do grupo de kcover Attack, há mais de dois anos. A música trabalhada na turma de maio foi Really Really do boygroup Winner.

Dinâmicas e divertidas, podia-se notar que os alunos dançavam tranquilamente e sem medo de errar, aproveitando cada aula. Além disso, o espaço disponibilizado pela embaixada oferecia boa estrutura com som e ar-condicionado para os dias mais quentes.

Antes de conferir o videoclipe,  leia a entrevista realizada com o Prof Guilherme Adriel e a assistente de dança Sarah Raquel:

BrazilKorea: Quando foi que vocês entraram em contato com o k-pop pela primeira vez? E como isso os levou a participar de um grupo de cover?

Adriel –  Eu entrei em contato com o k-pop através de um site de programas de TV(MTV). Especificamente em 2012 pelos tops mundiais de músicas globais, com SHINee. Assim, hoje sou cover por amor à dança, mas primeiramente era algo para unir os amigos e fazer algo novo e que nos desafiasse.

Sarah- O primeiro contato surgiu de uma ligação do Guilherme a mim, onde ele falou que tinha um grupo que seria do meu gosto musical. Ele me apresentou SHINee através da música Replay. A partir desse dia, pesquisei bastante sobre outros grupos e fui me aprofundando. Conheço k-pop há quase 7 anos.

BrazilKorea: Como foi o contato com a Embaixada e o processo para começar a dar as aulas de k-pop?

Adriel – A embaixada entrou em contato comigo através do meu trabalho como cover, especialmente pela experiência com concursos. Eles me viram participar no KWF em 2017 e eu já vinha me apresentando em eventos da embaixada.  Certa vez inclusive me apresentei para família do embaixador em um evento organizado para agradecer promotores da cultura coreana em Brasília.

Sarah – A embaixada demonstrou interesse nos trabalhos já efetuados anteriormente e nos convidou para dar aulas de k-pop.

BrazilKorea: Vocês consideram essa abertura da embaixada as aulas de k-pop uma coisa boa para a visibilidade da Coreia do Sul no Brasil?

Adriel- Sim, a Embaixada tem que estar presente e apoiar todos os movimentos culturais que envolvam a Coreia do Sul. A promoção de eventos, divulgação e conhecimento da cultura coreana ganha outro peso com a iniciativa do órgão.

Sarah – Sim. O interesse pelo k-pop veio a atribuir maior nome ao movimento Hallyu no Brasil. Fazendo os brasileiros fãs de k-pop, se interessarem na cultura sul coreana, aumentando o conhecimento sobre a Coreia do Sul. A embaixada oferecendo essas aulas está aumentando o conhecimento da população sobre o k-pop e oferecendo uma inclusão entre os fãs.

Videoclipe – Really Really (Winner)

As alunas que performaram no vídeo treinaram bastante e se esforçaram para criar algo interessante e divertido. É importante mencionar que todas são iniciantes e nunca tiveram nenhum treinamento de dança antes das aulas na Embaixada.

Para saber mais:

Attack Dance Cover: @Attack.bts

Guilherme Adriel: @g_wild1_g

Sarah: @taemk00k_saah

Embaixada da Coreia: @embaixadacoreia

Agradecimento: Barbara Brisa pelas filmagens, Eduardo Silveira pela edição de vídeo, Embaixada da Coreia do Sul, em especial, ao Elton Pacheco, alunas e aos professores Guilherme Adriel e Sarah.

avatar
About Lia Carvalho Kesselring

Editora de conteúdo (Brasília) – Futura Internacionalista, mineira germânica candanga. Gosta de 4Minute (K-pop) à Mozart, de Personnal Taste (k-drama) à Game of Thrones, e de Bulogi (churrasco coreano) à Queijo com Doce de Leite.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.