Asian Club

Imagem: Divulgação

“Ocidente e Oriente: uma perspectiva comparada” – Fresh off the Boat e Itazura na Kiss 2: Love in Tokyo
O Asian Club é um grupo de estudos da Universidade Federal Fluminense (RJ) dedicado às produções pop midiáticas da Ásia Oriental – séries de TV, filmes, animações, videoclipes, música pop e suas celebridades associadas, dentre outras demais.

O propósito principal do Asian Club é o aprofundamento na compreensão de outros modos de concepção, produção e distribuição da cultura pop para além de uma perspectiva ocidental. Atualmente, o projeto é formado por alunos da graduação e pós-graduação da UFF, porém os encontros do clube são abertos para toda a comunidade e fãs das diversas vertentes da cultura asiática.

Na próxima quarta-feira, dia 25 de março, às 18:30h, será dado início ao novo semestre de atividades dos projetos acadêmicos Asian Club e Série Clube na Universidade Federal Fluminense (UFF). Assista o teaser AQUI.

Nesta temporada, acontecerá a união pioneira entre os dois clubes com o objetivo de comparar duas formas distintas de produção de ficção seriada, chamada “Ocidente e Oriente: uma perspectiva comparada”. No primeiro encontro, a série americana “Fresh off the Boat” e o drama de TV japonês “Itazura na Kiss 2: Love in Tokyo” serão colocados lado a lado para a discussão da representação do estrangeirismo e da criação de personagens.

A série americana “Fresh off the Boat” narra a infância e adolescência, durante os anos 1990, do atual chef americano-taiwanês Eddie Huang, quando sua família se muda de Chinatown, Washington D.C, para Orlando. A família, então, tem que aprender a lidar com o choque cultural ao viver fora da comunidade chinesa-americana e balancear suas tradições com o “sonho americano”. Em contraponto, o drama de TV japonês “Itazura na Kiss 2: Love in Tokyo” apresenta o dia a dia do romance entre Naoki e Kotoko e um dos seus conflitos é a chegada de uma estudante de intercâmbio na faculdade em que os dois estudam. Ambas narrativas trazem personagens estrangeiros aos ambientes das narrativas e suas tentativas de adaptação. Como eles reagem? Como se relacionam com os outros personagens? Quais são os recursos narrativos utilizados para desenvolver e pontuar a presença exótica de tais personagens? Essas e outras questões serão debatidas durante o encontro.

Através da exibição de produtos midiáticos da Ásia Oriental, o grupo Asian Club, se propõe a difundir e expandir os estudos asiáticos de uma forma leve. Com isso, o evento se realizará no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e livre à todos os interessados, acadêmicos ou não. Todos estão convidados a participar, tanto para aprender mais, quanto para se divertir.

Evento:
“Ocidente e Oriente: uma perspectiva comparada – ‘Fresh off the Boat’ e ‘Itazura na Kiss 2: Love in Tokyo’”
Data: 25 de Março
Hora: 18:30h
Local: Sala 305 no Bloco A, Campus Gragoatá, Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói –  RJ

Fanpage do facebbok do Asian Club

Facebook do encontro

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: