Yang Haegue BrazilKorea

Fonte: www.huffingtonpost.com

A artista Yang Haegue iniciou sua terceira exibição solo na Coreia no Leuun, Museu Samsung de arte em Hannam, Seul. Conhecida por seus trabalhos conceituais e nômades, Yang Haegue exibi 35 obras, desde seus primeiros trabalhos até os atuais, explorando o homem e a comunidade no contexto histórico e social.

O tema da exibição é: “Haegue Yang: Shooting the Elephant 象 Thinking the Elephant” (em tradução livre: Heague Yang: Fotografando o Elefante 象 Pensando o Elefante). A artista coreana se inspirou no ensaio de George Orwell (Shooting an Elephant) e na novela de Romain Gray (The Root of Heaven), onde eles usam um elefante para representar a natureza destruída pelos humanos, bem como para representar a dignidade do homem.

Yang Haegue é conhecida pelas suas instalações por arranjos de venezianas (tema escultural que ela apresentou em uma obra intitulada ‘Série de Arranjos Vulneráveis – Quarto Cego’ na Bienal de 2006 em São Paulo, e na Venice Biennale em 2009, na Itália). As venezianas enriqueceram a estrutura visual e estrutural para outros temas explorados por Yang, como ‘barreiras’, ‘fronteiras’ e ‘dispersão’. Além das venezianas é possível observar em suas esculturas objetos e materiais comuns do dia a dia, como envelopes, cadeiras, mesas, plantas artificiais, bocais (de lâmpadas), guardas-chuvas, etc.

Além das referências históricas, culturais e religiosas, como uma artista acadêmica, muitas de suas obras possuem um fundo literário, e para complementar a experiência o museu Leeum preparou um ‘Worshop Desaprendendo’, disponibilizando livros que inspiraram o trabalho de Yang.

A exibição irá até dia 10 de maio. Para estrangeiros que falam inglês, um cicerone fluente na língua está disponível às 14:00 nos finais de semana. Para mais informações acesse www.leeum.org ou ligue 02-2014-6901.

Como chegar: Da estação Hangangjin (linha 6 do metrô), use a saída 1, ande em linha reta por cerca de 100 metros na direção a Itaewon, vire a direita na primeira viela. Siga em frente por cerca de 5 minutos.

Preço: Adultos – 7000 won

 

Fonte: koreatimes.co.krhuffingtonpost.comleeum.samsungfoundation.org

avatar
About Adriano Henrique

Editor de Conteúdo (São Paulo) – Funcionário Público, intérprete e tradutor (LIBRAS e Inglês), apaixonado por K-pop e tecnologia, tem se dedicado a divulgação da música e cultura coreana no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: