141209_National_Gugak_Center_3

Imagem: korea.net

Dia 12 de Dezembro, o Centro Nacional Gugak (GCN) traz para ao público, as músicas e performances dos rituais tradicionais coreanos da Dinastia Joseon. As apresentações serão baseadas no estudo aprofundado sobre o Sajikseouigwe feito pelo GCN, com base nos protocolos reais para as cerimônias produzidos durante o reinado do Rei Jeongjo (1776-1800).

A cerimônia apresentará tudo relacionado ao ritual – desde as músicas e instrumentos até as peças de vestuário e decorações. A apresentação é composta por  dez cenas, incluindo a Yeongsinrye (영신 례), a cerimônia de boas-vindas aos deuses, o Songsinrye (송신 례), para se despedir deles, e o Mangryo (망료), a queimas de rações escritas. O espetáculo tem duração de  90 minutos.

O Rei Taejo (1392-1398) foi o primeiro da Dinastia Joseon, e construiu dois edifícios sagrados, um de cada lado do Palácio Gyeongbokgung: o Santuário de Jongmyo a leste e o Altar Sajikdan ao oeste. No Santuário Jongmyo (종묘 제례), os membros da família real realizavam rituais honrando os reis e rainhas da Coreia antiga. No Altar Sajikdan (사직 대제), eram realizados os rituais para o Deus da Terra (사) na direção leste e ao Deus da Colheita (직) na direção oeste. Acreditava-se que realizar estess rituais com sinceridade traria estabilidade e prosperidade a nação.

Para a performance musical, pesquisadores do Centro Nacional Gugak estudaram o Ahahk, um tipo de música da corte clássica, que foi gravado em 1928. As gravações antigas são reproduzidas um pouco mais rápidas do que a música executada durante o evento. Para recriar as roupas e decorações, o centro envolveu muitos especialistas de várias formações. Um dos destaques é o Jochok (조촉), um tipo de lanterna que foi recriada com a ajuda do Professor Lee Eun-ju, da Universidade de Andong, a produção do Jochok envolveu uma série de artistas profissionais.

Song Ji-won, Diretor de pesquisa do Centro Nacional Gugak, disse: “Esta é a encenação da música e da dança do Sajikdaeje, que  floresceu durante o reinado do rei Jeongjo [1776-1800], que liderou Joseon durante os seus tempos áureos culturais. Ela dará aos visitantes uma rara oportunidade de aprender sobre a beleza refinada de música tradicional coreana.”

A performance musical é gratuita. Os ingressos estarão disponíveis no saguão do Yeakdang Hall, no Centro Nacional Gugak, ao sul de Seul. O concerto acontecerá às 20 horas do dia 12 de dezembro (Horário coreano).

Fonte: korea.net

 

avatar
About Miller

Editor de Conteúdo Junior (São Paulo) – estudante, estuda alemão, apaixonado pela Coréia (comida, cultura, música, entretenimento, turismo, infraestrutura), acompanha sempre notícias coreanas sobre economia, projetos, eventos, música e política.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.