dramas

IMAGEM: SBS – That winter the wind blows/Reprodução

Quem nunca queimou os dedos enquanto segurava um prato quente ou cozinhava algo? Isso acontece diariamente com muitos de nós e nunca sabemos exatamente o que fazer. No Brasil, o mais comum é colocar o dedo machucado na boca ou debaixo da água fria. Porém nos dramas coreanos existe uma forma diferente de diminuir a dor.

O personagem está cozinhando um belo jantar e de repente queima a pontinha do dedo. O que ele faz? Coloca imediatamente a parte machucada nas orelhas. Em quantos dramas essa mesma cena tem se repetido? Nós do BrazilKorea decidimos ir a fundo e entender essa tradição na Coréia do Sul. Por que isso funciona?

Examinando cientificamente podemos dizer que é tudo sobre a condutividade de calor. Quando o dedo toca algo quente, a energia cinética é transferida para a ponta do dedo que é um mal condutor. Ela irá permanecer ali por alguns momentos. A dor imediata que sentimos é a energia disparando os receptores de dor e ao mesmo tempo queimando e destruindo as células saudáveis na ponta do dedo.

Bom, você já notou que os lóbulos da orelha sempre estão um pouco mais frio do que o resto do corpo? Isso porque o tecido adiposo e a cartilagem é um bom condutor de calor. Tão bom que se você conseguir tocar rapidamente os lóbulos, o calor será conduzido para fora, impedindo a destruição das células saudáveis e até mesmo parando a dor que de outra forma teriam permanecido na ponta do dedo por alguns instantes mais longos .

Essa é mais uma interessante tradição passada de pais para filhos. E realmente funciona. Já tentou?

FONTES: TipKing (inglês)

avatar
About Isabelle

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: