brazilkorea yi sun shin (2)

Imagem: www.exploringkorea.com


Yi Sun Shin (이순신) foi um comandante naval coreano muito conhecido por suas vitórias contra a marinha japonesa durante a Guerra Imjin (1592-1598) que ocorreu na dinastia Joseon. Ele é considerado um herói pelos coreanos pois defendeu a Coreia dos japoneses e pela introdução dos barcos “tartarugas” na guerra.

O Almirante Yi Sun Shin nasceu no dia 28 de abril de 1545, em  Hanseong (hoje Seul), mas logo mudou-se para Asan, onde viveu durante a sua adolescência e alguns anos depois de adulto. Pelos problemas que seu pai teve com a corte, teve que abandonar Hanseong. Aos  28 anos de idade, ele fez o exame de admissão para se tornar militar, mas falhou ao cair do cavalo e quebrar a perna. Quatro anos após, ele passou no exame e começou sua carreira militar com 32 anos.

Em 1591, por recomendação de Yu Seong Ryong, Yi Sun Shin é promovido a comandante do distrito naval de Jeolla-do. Lá, decide preparar a armada contra um possível conflito com o Japão e introduziu na marinha novas armas de fogo e novos barcos como Panokseon e  Geobukseon (Barco Tartaruga), que eram capazes de disparar canhões em qualquer direção, além de se preocupar com a introdução de uma rígida disciplina entre suas tropas.

Em 1592,  a frota japonesa iniciou uma invasão na Coréia com objetivo de aumentar sua expansão pela Ásia, mas tropas coreanas comandadas pelo Almirante Yi Sun Shin e suas excepcionais estratégias de guerra frustaram os objetivos dos japoneses e vencem a maioria das batalhas no período Imjin (임진왜란). Durante a última grande batalha da invasão japonesa (노량대첩), Yi Sun Shin recebeu uma ferida mortal perto da axila esquerda. Sentindo que iria morrer ele ordenou que não anunciassem sua morte para que seus homens não ficassem desanimados, assim os únicos a presenciarem sua morte foram seu filho mais velho Yi Hoe e seu sobrinho Yi Wan.

O Almirante Yi Sun Shin é muito famoso entre os coreanos e possui estátuas em Busan e Gwanghwamun. Sua figura está estampada na moeda de 100 wons e seu famoso barco tartaruga na moeda de 5 wons. Em 2014, foi lançado o filme “The Admiral: Roaring Currents que retrata a Guerra de Imjin, este alcançou o primeiro lugar dos filmes mais vistos da historia da Coreia, mostrando a popularidade do Almirante no país.

Fontes: Wikipedia e KCulturePortal

avatar
About Laryssa Miranda

Editora de Conteúdo (Brasília) - Estudante de Relações Internacionais (UnB). Apaixonada por línguas estrangeiras, doramas e variety shows. No futuro pretende escrever sobre relações bilaterais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

One Response to Almirante Yi Sun Shin – Um Herói da Coreia do Sul
  1. avatar

    Um dos melhores filmes que já assisti.


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.