dia da árvore

Imagem: korea.net

No dia 5 de abril na Coreia, comemora-se o  Dia da Árvore – Sikmogil (식목일). É uma celebração nacional para promover árvores, florestas e jardinagem. Neste dia é comum se plantar uma árvore, e muitos coreanos se mobilizam para realizar o replantio ou reflorestamento de diversas áreas no país.

Em 1946, o governo coreano estabeleceu o Dia da Árvore – Sikmogil (식목일), que pode ser traduzido como dia do plantio. Com o objetivo de recuperar terras florestais que haviam sido devastadas durante a ocupação colonial (1910-1945). O Dia da Árvore já foi um feriado nacional, porém hoje é considerado uma data comemorativa. Várias províncias e o Korea Forest Service (órgão governamental responsável pelas florestas coreanas) promovem atividades.

O dia 5 de abril foi designado como Dia da Árvore por estar próximo ao Cheongmyeong (청명) uma data do calendário agrícola tradicional. Tradicionalmente nesta época, as pessoas preparavam os campos para o plantio, cuidavam da grama nos túmulos e plantavam árvores.

A data é também histórica. No 10º dia do terceiro mês lunar de 1343, equivalente a 5 de abril de 1343, o nono monarca de Joseon, o rei Seongjong (성종) juntamente com o príncipe herdeiro e outros aristocratas, cultivaram um campo agrícola no santuário de Seonongdan (선농단) para o deus da agricultura, localizado nos arredores de Dongdaemun, o portão oriental da capital.

Atualmente, muitos eventos são realizados em todo o país para celebrar o Dia da Árvore – Sikmogil. Projetos de reflorestamento, distribuição de mudas de árvores, plantio de árvores e da flor tradicional da Coreia  (무궁화) entre outras atividades correlatas.

O presidente da República da Coreia tradicionalmente planta uma árvore na residencia oficial, Cheong Wa Dae para celebrar o dia.

As árvores tradicionais plantadas neste dia são o pinheiro, que representa o eterno espírito coreano. E a forsítia miseonnamu branca (미선 나무), espécie nativa que vive apenas na península coreana.

5 de abril é tambem o dia da comida fria

O Hansik Day ( 한식날 – Dia da comida fria) ocorre no 105º dia após o solstício de inverno, aproximadamente 5 de abril no calendário gregoriano de 2018. É uma das quatro principais datas tradicionais da Coreia, juntamente com o Seollal, Dano e Chuseok. De acordo com a tradição as pessoas não usavam fogo, comiam comida fria e visitavam túmulos de ancestrais para limpá-los. Na Coreia moderna, o Hansik Day perdeu muito de sua importância em comparação com as dinastias Goryeo (918-1392) e Joseon (1392-1910) porque muitos dos costumes e festividades relacionados foram esquecidos.

Fontes: Korea.netFolkency e Homestay Korea

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.