vestibular, foto, vestibular coreano

Imagem: http://weekly.chosun.com/

O vestibular na Coreia, chamado de “Suneung”, é um evento nacional e o dia mais importante na vida de um jovem coreano. O exame é tão importante que a nação se une com o propósito de fornecer o melhor ambiente possível para os jovens vestibulandos.

O Suneung ( 수능) é um teste escolar de habilidades que é  muito parecido com o ENEM. A pontuação obtida nesse possibilitará, ou não, o estudante  cursar uma universidade. Por isso, ele é considerado um assunto de vida ou morte para os estudantes coreanos. Assim desde os ensinos mais básicos os estudantes são preparados para esse grande dia.

O Ministério de Transportes Terrestres e Assuntos Marítimos proíbe pousos e decolagens de voos comerciais durante certo horário para garantir o silêncio total durante as provas de compreensão oral. A jornada de trabalho para toda população começa uma hora mais tarde para evitar engarrafamentos que possam dificultar a chegada dos estudantes no local do exame.

A agência nacional de polícia pede aos motoristas para não buzinar ao passar pelas escolas para não perturbar os estudantes em prova. Além disso, equipes de voluntários da polícia nacional trabalham como agentes de tráfego para assegurar uma manhã tranquila.

A agência de energia, Korea Electric Power Corp, coloca 4.000 engenheiros de plantão para casos de emergências. Eles ficam prontos para qualquer ocorrência.

Pode parecer um exagero, mas como objetivo dos jovens vestibulandos é melhorar não só sua condição de vida, mas também ajudar o país a ser um lugar melhor para todos, a nação inteira respeita e ajuda os jovens.

O vestibular na  Coreia é realizado apenas uma vez por ano, geralmente no mês de novembro, e é um momento decisivo na vida de muitos jovens. Para os alunos aprovados os exames determinam seu futuro perante a sociedade, colocando ênfase na formação educacional, futuras amizades, carreira profissional e status social.

Por ser uma data muito importante, diversos idols mandam mensagens de encorajamento para os jovens vestibulandos.
Confira algumas delas:

Fonte:  Bom dia Seul

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

One Response to Suneung – O vestibular coreano
  1. avatar

    Meu amigo vai fazer esse suneung amanhã, ele está muito nervoso mds agora entendo o porque, muito bom que ele colocam a educação acima de tudo!!!!!


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.