10 curiosidades sobre a Coreia do Sul

10 curiosidades sobre a Coreia do Sul / Imagem: erasmusu.com

A Coreia do Sul vem chamando atenção no cenário global, dos dramas coreanos, kpop, games, kfashion, cultura a comida. O país se tornou alvo de admiração para muitas pessoas. Se você planeja conhecer o país, conhecer estas 10 curiosidades será fundamental.

  1. É uma das maiores economias do mundo

 Em 2017 a Coreia do sul se fez presente no ranking do World Bank, ocupando a 12ª posição, bem como no Ranking Econômico Mundial, na 15ª posição.

  1. Tem uma indústria cinematográfica crescente

Com filmes como Invasão Zumbi, que ganhará um remake americano, Em Chamas, pré listado como indicado ao Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro, e Okja, indicado à Palma de Ouro em Cannes 2017, o país têm chamado a  atenção da indústria cinematográfica mundial.

  1. É conhecido mundialmente por procedimentos cirúrgicos voltados para o ramo da estética

Em 2015, de acordo com a pesquisa do Gallup Korea, uma em cada três mulheres no país com idade ente 19 e 29 fizeram cirurgia estética. Fazendo com que a Coreia tenha a maior taxa per capta de cirurgias cosméticas no mundo. Leia sobre o padrão de beleza coreano em nosso artigo AQUI.

  1. O nome Coreia deriva-se de Goryeo

 Goryeo era uma das antigas dinastias do país e que fez enormes avanços em arte e cultura com o aprimoramento da sua arquitetura, cerâmica, impressão e fabricação de papel.

  1. Encontros a cega (소개팅) são muito comuns

Esse tipo de encontro, que pode ser de dupla ou em grupo, é muito frequente entre os jovens universitários. Saiba mais AQUI.

  1. O prato nacional do país é o Kimchi.

Essa comida é tão presente na vida do coreano que, no final do outono, as comunidades coreanas se juntam para preparar e preservar o kimchi em grandes quantidades. Tal ação foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2013.

  1. As casas coreanas têm o piso aquecido

Esse sistema chamado Ondol, aquece o piso através de canos distribuídos sob as residências. Como consequência, os coreanos se reúnem para comer, dormir e conversar no chão.

  1. A rosa de saron é a flor oficial do país

Muito popular entre os coreanos, a flor é conhecida como mugunghwa (무궁화). Durante a dinastia Goryeo, era comum referir-se ao país como “terra dos mugunghwa (무궁화)“, fazendo com que seja um símbolo da história coreana.

  1. Os sobrenomes mais comuns da Coreia são Kim, Lee e Park

De acordo com o Gabinete Nacional de Estatísticas da Coreia do Sul, em 2000 haviam 9.9, 6.7 e 3.8 milhões de pessoas com os sobrenomes Kim, Lee e Park respectivamente. Esses três sobrenomes contabilizavam quase 45% da população da época. Saiba mais sobre os nomes coreanos AQUI.

  1. A lei limita o trabalho em 52 horas por semana

Esse limite foi modificado em 2018, pois, o limite legal era de 68 horas semanais. Dentre os 37 países contabilizados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em 2017, a Coreia do Sul obteve a terceira maior pontuação referente a horas trabalhadas, com uma média de 2.024 horas anuais por pessoa.

Você pode conferir mais curiosidades sobre o país aqui. Conhece outras curiosidades sobre a Coreia do Sul? Deixe nos comentários

Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13)

Editora: Marina Rufino

avatar
About Editores BrazilKorea

Algumas vezes nossos editores trabalham em conjunto. Os autores estão referenciados no fim do texto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.