Hanok 한옥

Imagem: hellofromhannam.blogspot.com

Hanok 한옥 são casas tradicionais coreanas, que mantiveram a sua estrutura com pequenas alterações, desde o Período dos Três Reinos até ao fim da Dinastia Joseon (1932-1910). Famosas por seu estilo único, elas são uma atração na Coreia. As casas são construídas de forma diferente conforme a região onde se localizam.

Antigamente as Hanok 한옥  eram construídas sem uso de pregos, montadas com cavilhas de madeira, e geralmente. As casas da classe alta, eram compostas por várias construções separadas, mas em um mesmo terreno, sendo, uma para as mulheres e crianças, outra para os homens e uma para os hóspedes e etc. Estas habitações eram sempre construídas dentro de um muro, como se fosse uma vila.

Os aspectos favoráveis ​​ao meio ambiente  vão desde o layout interno da estrutura até os materiais de construção. Outra característica única das Hanok 한옥 é o seu design especial para o frescor do interior no verão e aquecimento no inverno.

Como a Coreia tem verões quentes e invernos frios, o ‘Ondol’, um sistema aquecimento do piso e o  ‘Daecheong,’ um salão-alpendre, que funciona com parte principal da casa  foram criados para ajudar os coreanos sobreviver aos invernos rigorosos e manter as casas frescas no verão. A Hanok 한옥 ideal é construída com uma montanha na parte de trás e um rio na frente, este princípio é chamado de Baesanimsu (배 산임수). 

A partir do final dos anos sessenta, as casas padrão coreanas começaram a mudar rapidamente devido às influências ocidentais, dando lugar a edifícios e apartamentos. Os apartamentos se multiplicaram rapidamente, mas o sistema Ondol permanece popular e ainda hoje é usado  através de canos de água quente debaixo dos assoalhos.

Fontes: casakoreaportugal e finslab.com

avatar
About Lamara

One Response to Hanok 한옥 – As casas tradicionais coreanas
  1. avatar

    […] Namsangol Hanok Village é composta por cinco casas em estilo Hanok (casa tradicional coreana) da Dinastia Joseon (1392-1910), reconstruídas e movidas de diferentes partes da cidade para o pé […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.