불닭볶음면

Imagem: http://www.ebay.com/

불닭볶음면 ou Buldak Bokkeum Myeon é o noodle mais apimentado do mercado coreano e tem conquistado apreciadores em todo o mundo.

Lançado em 2012 pela empresa sul coreana Samyang Food, o 불닭볶음면 se popularizou como o noodle mais apimentado do mercado coreano, registrando na escola de Scoville (medida de pungência da pimenta) a marca de 4.404, ficando atrás apenas de pimentas como a pimenta “Respiração do Dragão”, originária de Gales e outras como a Naga Chili de Bangladesh.

Com apenas dois anos do seu lançamento, o 불닭볶음면 que em tradução literal significa Macarrão de Frango Frito, chegou a atingir a marca de mais de 100 milhões de won em vendas e em 2015, já era responsável por 7 bilhões.

Sua massa é composta de gergelim torrado e algas em pó, que dão a ele um sabor aromático. Já seu molho é feito de Habanero, uma pimenta espanhola de significativa picância, resultado de uma intensa pesquisa de seu idealizador e equipe, perpassando por alimentos com combinações picantes como o frango e a lagosta, além de provar mais de duas toneladas de molho quente e 1200 pratos de frango, até que chegassem a composição original do 불닭볶음면 que traz um molho delicioso e picante.

Nos anos seguintes ao lançamento do 불닭볶음면, novas variações como a de queijo e curry ganharam mercado que hoje são listadas em sete. Sendo a mais popular na atualidade, a 핵 불닭 볶음 면 (2x Spicy Nuclear Hot Chicken Flavour), lançada em abril desse ano (2017), considerada duas vezes mais picante que a versão original, atingindo a escala de 8.706 em picância.

DESAFIO THE FIRE NOODLE

A popularidade do 불닭 볶음 면 teve seu auge a partir de um viral do Youtube. O desafio foi iniciado pelo youtuber Joshua Carrott, mais conhecido como 영국 남자 ou Korean Englishman, que propôs a seus amigos do Reino Unido comer o noodle o mais rápido possível sem tomar inclusive nenhuma gota d’água ou qualquer outra bebida. Se alastrando pelas redes sociais o desafio estrapolou fronteiras e ganhou o mundo, fazendo com que cada vez mais pessoas procurassem o 불닭 볶음 면 para consumir.

Fonte: Agrafood e Wikipedia

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *